Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Apesar dos avanços da medicina, essa ainda é uma doença que preocupa. Segundo o World Cancer Research Fund, foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em 2022, o que o coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.
No Brasil, os números também são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023–2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.
Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia. Esses dados reforçam a urgência da conscientização, da informação e da prevenção.
No programa Vitrine Revista de hoje (03), o urologista Dr. Mauro Calzolari Borges fala sobre a importância da campanha Novembro Azul e explica como realizar exames preventivos é parte essencial no combate ao câncer de próstata.
O médico destaca que muitos homens ainda têm resistência em procurar ajuda médica, especialmente por conta de tabus relacionados ao exame, mas reforça que a saúde deve estar em primeiro lugar para garantir qualidade de vida e bem-estar.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre saúde e prevenção!
*Com informações do Ministério da Saúde.