Nos últimos meses, o número de acidentes com escorpiões tem aumentado na região de Londrina, acendendo um alerta sobre a segurança da população. Para orientar sobre prevenção e o que fazer em caso de picada, o Vitrine Revista recebe Nino Ribas, enfermeiro e gerente de Vigilância Ambiental.
O profissional explica que os escorpiões buscam áreas urbanas em busca de abrigo, água e, principalmente, alimento, sendo as baratas sua principal fonte de nutrição. Como não existe inseticida comprovadamente eficaz para eliminar escorpiões, a melhor estratégia é manter o ambiente limpo e bloquear suas entradas. Uma recomendação essencial é vedar os ralos, que servem de porta de entrada para baratas e, consequentemente, atraem escorpiões.
Em caso de acidente com escorpião, a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o hospital mais próximo. Se for seguro, leve o escorpião, vivo ou morto, para que a equipe médica possa fazer a identificação correta. É fundamental não se automedicar, evitando tratamentos caseiros ou a aplicação de substâncias no local da picada antes de chegar à unidade de saúde.
Para denunciar focos de escorpião em terrenos vizinhos ou áreas com entulho, a população de Londrina pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (43) 3372-9407, ajudando a garantir a segurança de mais pessoas.
Assista ao vídeo e entenda mais!