Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Luciano Neves

A primeira derrota do Cascavel no ‘Gauchão’ e os ajustes na tabela

O Futebol Clube Cascavel foi derrotado no último final de semana pelo Aimoré em casa e perdeu a invencibilidade contra equipes gaúchas.
27 jun 2022 às 10:47
Por: Luciano Neves
Foto: Daniel Malucelli/Cascavel

O Cascavel não sofreu apenas mais uma derrota na Série D do Campeonato Brasileiro. Perdeu uma marca importante. O time, que nunca havia sido derrotado para times do Rio Grande do Sul, perdeu a invencibilidade para gaúchos ao ser superado pelo Aimoré por 1 a 0, no último sábado. Foi a segunda derrota que o time sofreu dentro do Estádio Olímpico Regional nesta Série D. Em três participações na quarta divisão nacional, o Cascavel havia feito dez jogos contra os gaúchos, com seis vitórias e quatro empates. Em 2020, na primeira participação na Série D, o Cascavel não cruzou o caminho dos times do extremo sul. Já no ano passado, teve três adversários gaúchos e passou invicto por eles nos seis jogos.

Este ano, novamente, o Grupo A8 conta com três times riograndenses. No primeiro turno, o Cascavel teve 100% de aproveitamento no seu ‘campeonato gaúcho’ individual. Foram três vitórias contra São Luiz, Aimoré e Caxias, duas em casa e uma fora.


No 11º jogo oficial contra os gaúchos, veio o primeiro revés. Logo, o desempenho contra os gaúchos, que era de 100%, despencou. Antes da derrota para o Aimoré, o Cascavel empatado sem gols com o Caxias, no Rio Grande do Sul. O ‘campeonato gaúcho’ do Cascavel não para. Na próxima rodada, a antepenúltima, irá visitar o São Luiz de Ijuí, no sábado (02).

Embolou

O Cascavel agora vive um dilema e o resultado negativo gerou um desconforto em termos de classificação. Mas a situaçaõ não chega a ser deseperadora. O time de Tcheco, que liderou com folga no primeiro turno, caiu para o quarto lugar na tabela com 18 pontos. A Serpente Aurinegra foi ultrapassada pelos dois gaúchos Caxias e Aimoré foram aos vinte pontos e aparecem na segunda e terceira posições, respecitvamente. O Cascavel tem cinco pontos de vantagem para o São Luiz, quinto colocado com treze. No entanto, o Marcílio Dias venceu o Próspera por 2 a 0 no duelo de catarinenses. E agora é o quinto colocado com 14 pontos, quatro a  menos que o Cascavel. O Marcílio Dias ainda cruza o caminho da equipe cascavelense na penúltima rodada. Logo, entrou de vez na briga por uma das quatro vagas na segunda fase. O resultado eliminou o Próspera que só irá cumprir tabela nas últimas três rodadas. E mais um time que parecia morto sonha com a classificação. O Juventus de Jaraguá surpreendeu o líder Azuriz por 2 a 0, em Pato Branco. Foi a segunda vitória seguida do time catarinense e o Juventus aparece na sétima posição com dez pontos. Ou seja, pode ultrapassar o Cascavel na tabela. Sendo assim, as três rodadas finais prometem ser emocionantes. Agora, são sete equipes na disputa por quatro vagas. O Azuriz continua na liderança com 21 pontos e deixou escapar a chance de garantir a classificação matemática para a segunda fase.

Outras notícias

Já é hora de o Cascavel usar a calculadora no Estadual?

Cascavel vence o PSTC por 2 a 0 na estreia de Matheus Costa

O início da Era Matheus Costa no Cascavel


Apesar de todo esse equilíbrio, a situação no Grupo A8 pode se definir já na próxima rodada. Isso porque o Azuriz irá visitar o Marcílio Dias no domingo (03), em Santa Catarina. E o Cascavel pega o São Luiz, em Ijuí, no sábado (02). Se os dois times paranaenses vencerem os jogos garantem a classificação para a segunda fase. Aimoré e Caxias fazem um duelo gaúcho no domingo e se essa combinação de resultados ocorrem um empate é suficiente para classicar as duas equipes.


Portanto, a conta para garantir a vaga ficou um pouco menor. Antes, era necessário somar 24 pontos para confirmar a classificação. Depois dessa rodada, o time que somar 22 pontos segue na Série D. Pode até se classificar com menos. Agora, se matemática começa a se tornar uma ameaça para o Cascavel é porque o time não se ajuda. O ataque passou em branco nos dois últimos jogos e balançou as redes apenas três vezes nas últimas cinco partidas. E, nesse quesito, a matemática é implacável: sem bola na rede não se vence jogos.

Classificados

Ainda faltam três rodadas para o fim da primeira fase da Série D. Dos 64 times que disputam o torneio, quatro estão matematicamente classificados para a segunda fase. No Grupo A3, o Retrô de Pernambuco lidera com 24 pontos. O time abriu nove pontos para o quinto colocado Afogados. A vaga está garantida porque o Afogados tem um confronto direto com o América-RN. Ou seja, apenas um time pode alcançar o líder Retrô, que não sai do G-4 independente dos resultados.


No Grupo A5, dois times estão classicados. O Brasiliense é a equipe de melhor campanha na Série D com 28 pontos. Nesse chave, o vice-líder Anápolis tem 24 pontos e também se classificou. Nesse grupo, o quinto colocado Ipora só pode chegar aos 23 pontos.


E no Grupo A7, que tem os outros dois times paranaenses, o líder São Bernardo também garantiu a vaga. O time paulista foi aos 23 pontos, onze a mais que o quinto colocado Santo André. Na rodada do fim de semana, o Paraná Clube perdeu para a Portuguesa-RJ por 1 a 0, mas segue na vice-liderança com 19 pontos. Já o Cianorte empatou em 1 a 1 com o Santo André. Com isso, é o sexto colocado na chave com onze pontos.

Veja também

Relacionadas

Luciano Neves
Imagem de destaque

Os gaúchos no caminho do Cascavel Futsal... de novo

Esporte Regional Cascavel
Imagem de destaque

Robinho irá jogar a Série B do Campeonato Brasileiro

Esporte Regional Cascavel

Cascavel visita o Maringá neste sábado pela antepenúltima rodada da Série D

Esporte Regional Cascavel

Cascavel Futsal segue invicto no Paranaense da Série Ouro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.