O ginásio da Neva será o palco para mais um grande clássico do Paraná. Depois de superar o Marechal por 3 a 0, na última terça-feira, o Cascavel Futsal volta a atuar diante da torcida e recebe o Foz Cataratas. A partida será às 19 horas e colocará frente a frente os dois últimos times que foram campeões estaduais. O Foz levantou as taças do Paranaense da Série Ouro nas edições de 2018 e 2019. Já o Cascavel Futsal, heptacampeão paranaense, faturou os títulos de 2020 e 2021. No ano passado, as projeções até indicavam um duelo entre Serpente Tricolor e Azulão da fronteira, já que ambos tiveram as duas melhores campanhas na fase inicial. Só se enfrentariam numa final, mas o Foz foi eliminado nas quartas de final pelo Umuarama. Já o Cascavel Futsal passou por Chopinzinho e Dois Vizinhos e decidiu o título contra o Campo Mourão. Já pela Liga Nacional, os dois rivais poderiam ter formado aquela que seria a primeira decisão entre paranaenses da história. O Cascavel Futsal avançou para a decisão e ficou com o título. O Foz foi eliminado nas semifinais pelo Sorocaba, time que fez a final com a Serpente Tricolor.
Neste ano, ambos fazem boas campanhas nas duas competições, o que indica que podem fazer duelos decisivos mais adiante na temporada. O Cascavel Futsal tem 100% de aproveitamento e venceu os sete jogos que fez até agora. Foram dois resultados positivos na Liga Nacional e mais cinco vitórias pelo Paranaense da Série Ouro, resultados que colocaram a equipe do técnico Cassiano Klein na liderança isolada do certame com 15 pontos. Um dos destaques do time na temporada, o ala Zequinha, que balançou as redes na última partida contra o Marechal com um golaço de fora da área, é um dos artilheiros do Paranaense. O camisa 17 marcou quatro gols. “Sabemos que o Foz tem uma maneira diferente de marcação e um excelente treinador. Por outro lado, nossa equipe vem numa crescente muito boa e estamos mostrando isso a cada jogo. Contamos com o apoio da nossa torcida para nos empurrar dentro de quadra”, garantiu.
Já o Foz tem 100% de aproveitamento na Liga Nacional e divide a ponta da tabela com Joinville, Cascavel Futsal e Corinthians. Porém, no Estadual, o time teve alguns deslizes. Mas conquistou uma vitória por 4 a 2 sobre o Palmas na última quarta-feira e foi aos nove pontos ganhos.
Retrospecto
No ano passado, as duas equipes se enfrentaram em duas ocasiões. Pelo Estadual, os dois times empataram em 3 a 3. Já pela Liga Paraná, o Cascavel Futsal venceu por 3 a 2, em Foz do Iguaçu. Em 2021, não houve confronto entre eles pela Liga Nacional.
Pela Liga, foram dois jogos na edição de 2020, com uma vitória da Serpente Tricolor por 3 a 0, em Foz do Iguaçu, e um empate sem gols na Neva. Já pela Liga Paraná, vitória do Cascavel Futsal por 5 a 0. Os dois times não se cruzaram pelo Estadual naquele ano. Em 2019, foram mais três jogos com uma vitória do Cascavel Futsal, uma do Foz e um empate. O Azulão da Fronteira não vence o clássico desde 28 de maio de 2019. Ou seja, o Cascavel Futsal tem sete jogos de invencibilidade diante do rival.