Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

A greve acabou, mas a crise não!

14 abr 2021 às 10:14
Por: Fernando Brevilheri

A greve dos trabalhadores no transporte coletivo terminou, mas isso não significa que a crise do setor tenha acabado. Há cerca de três meses, Londrina viveu o mesmo impasse gerado pela falta de pagamento dos funcionários que – com razão- decidiram cruzar os braços. E não é exagerado dizer que no mês que vem possa haver novos atrasos. 

Mas qual a lição que fica desse prejuízo ao usuário, aos trabalhadores do sistema e à economia? Esta paralisação de quase seis dias revelou que os atores envolvidos não trataram a questão para buscar uma solução definitiva e sim parcial.  

Até agora algumas perguntas ficaram sem respostas e os mesmos atores não vieram a público com a transparência necessária para explicar o imbróglio que se transformou o transporte coletivo em londrina. Por exemplo: 

Se as empresas até ontem não tinham dinheiro para pagar os trabalhadores de onde veio a verba que viabilizou o acordo? O custo com folha de pagamento gira em torno de R$1.5 milhão. Em outras paralisações, o pagamento foi viabilizado por meio de prováveis empréstimos na rede bancária. Se qualquer cidadão entrar no site da CMTU em busca da planilha de custos (lista de itens que compõem a tarifa) do transporte vai encontrar o documento de 2019. 

Nunca é demais lembrar que as relações entre Prefeitura/CMTU e Empresas operadoras se dão por meio de um contrato de concessão assinado após um processo licitatório. Há uma lista de obrigações de ambas as partes que se observamos com cuidado não estão sendo cumpridas. 

Outras notícias

Zelensky diz que terá encontro com Trump sobre cessar-fogo com Rússia

Bolsonaro diz que carta de Trump tem mais a ver com 'valores' e insiste em anistia

Após derrubada do IOF, Haddad diz que aumento do imposto é "justiça social"

E a lógica é simples. As empresas transportam o usuário e recebem pra isso por meio da tarifa. Para se chegar ao valor de R$4,25 é feito um profundo estudo técnico levando-se em conta custos, encargos, folha de pagamento, combustíveis, pneus, etc., além dos subsídios e as gratuidades que são dadas a determinados passageiros como os idosos por exemplo. 

O prefeito Marcelo Belinati (PP) chegou a dizer que as empresas estavam preferindo pagar fornecedores em prejuízo aos trabalhadores. E declarou também que o pagamento da folha é previsto em contrato. No entanto, é preciso lembrar que revisão tarifária também é prevista em contrato. 

Levando-se em conta a pandemia que gerou uma queda de até 70% no número de passageiros transportados é nítido um desequilíbrio na relação de receitas e despesas das operadoras que precisa ser considerado. 

Chegou o momento dos poderes executivo e legislativo enfrentarem o problema de frente e discutirem uma saída para o setor. Iniciativa que até agora não apareceu. Fica a sugestão a algum vereador levantar a bola e prestar um relevante serviço à cidade. 

 

 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Como será o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF? Veja explicação

Política
Imagem de destaque

Famílias de 1,1 mil candidatos eleitos têm Bolsa Família cancelado

Política

PF prende militares suspeitos de planejar atentados contra Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Brasil e mundo

Argentina decide aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.