A Acil – Associação Comercial e Industrial de Londrina pediu ao prefeito Marcelo Belinati (PP) que permita a abertura do comércio nos próximos dois sábados 02 e 09 de maio, (véspera do Dia das Mães), além de estender o horário na quinta (7) e na sexta feira (8) da próxima semana. O decreto do prefeito Marcelo Belinati autoriza a abertura das lojas de segunda à sexta das 10h às 16h.
O presidente da Acil Fernando Moraes lembra que nesta semana haverá o pagamento do funcionalismo público no último dia útil do mês. No entanto, as lojas voltarão a fechar as portas no dia primeiro – feriado do dia do trabalhador e as pessoas não poderão comprar.
Moraes avalia que o funcionamento no sábado poderia aliviar a demanda na segunda-feira e evitar aglomerações. A Acil também gostaria de estender o horário na quinta (07) e na sexta feira (08). “ a gente sabe que nesse dia tem muito pagamento nos caixas crediários. E no sábado seria importante a abertura por causa do dia das mães”.
O pedido informal foi levado ao prefeito para que seja submetido à avaliação do COESP- Comitê Emergencial de Saúde Pública de Londrina que estuda o impacto da pandemia e tem servido de base para tomada de decisões da administração. ”Não tem nada oficial ainda estamos conversando com prefeito com secretário de saúde para eles passarem pro COESP para resolver da melhor maneira possível para gente evitar aglomerações”, afirmou.
Fernando Moraes avaliou também que a primeira semana de comércio aberto após quase 30 dias fechado ficou dentro do que a entidade esperava. “Nos primeiros dias principalmente na segunda-feira, teve movimentação muito grande com pagamentos, crediário, boleto, carnê pra ser pago. Criaram muitas filas, confusão e a venda foi razoável. Depois as filas foram mais controladas.”
O presidente da Acil destacou que na quarta-feira, pós-feriado de Tiradentes, tudo já estava organizado. Nos dias seguintes o fluxo de pagamento caiu.
O prefeito Marcelo Belinati reforçou neste domingo (26) durante a live que suas decisões serão norteadas pelo COESP.