O prefeito Marcelo Belinati PP –de novo- responsabilizou a administração passada pelos pepinos que estão caindo sobre sua mesa.
Desta vez, culpou a gestão Kireeff por não ter regulamentado por meio de um decreto a lei 13.303/2016 conhecida como nova lei das estatais.
É nesta lei que o Ministério Público se apoia para pedir a substituição dos dirigentes de empresas públicas que não cumprem seus requisitos.
O primeiro a deixar o cargo foi o presidente da Sercomtel Luiz Carlos Adati alegando que acatou a recomendação expedida pela promotoria de defesa do patrimônio público.
Mas, além da Sercomtel, a promotora Sandra Koch decidiu estender a medida para CMTU e Cohab. Isso significa que in tese, Marcelo teria que substituir conselheiros e diretores dessas companhias.
Marcelo Belinati explicou que o prazo para a regulamentação da lei terminou em dezembro de 2016, portanto deveria ter sido editado pelo ex-prefeito. Belinati chegou a editar um decreto já em janeiro de 2017, mas era tarde.
Belinati salientou que outra exigência para se adequar a lei federal é a formação de um comitê o que foi feito.
O ex-prefeito Alexandre Kireeff disse ao blog que não chegou ao conhecimento dele qualquer solicitação de regulamentação da lei das estatais.
O fato é: Quem está à frente da administração terá que resolver o problema independente de quem o criou.