Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Câmara quer saber porque CMTU vai assumir funções do IPPUL

19 ago 2019 às 17:59
Por: Fernando Brevilheri

A direção da CMTU – Companhia Municipal de Transito e Urbanização deve ir a sessão desta terça-feira, 20, para explicar como vai assumir parte das atribuições do IPPUL – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina.  A medida foi divulgada em primeira mão pelo Jornal Tarobá na semana passada e foi determinada por meio de um decreto do Prefeito Marcelo Belinati.

O decreto estabelece que “serviços de estudo, planejamento, concepção e elaboração de projetos de sinalização viária horizontal, vertical e semafórica”, incluindo travessias elevadas, guias rebaixadas e áreas de embarque e desembarque, carga e descarga e estacionamento” ficarão com a CMTU. Além dos diretores da companhia, também foi convidado o procurador jurídico do município JOão LUiz Esteves.

Em nota divulgada pela assessoria, o presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP), informou que a intenção do convite é compreender o que muda com o decreto e solicitar esclarecimentos sobre questões jurídicas que envolvem a edição do ato normativo, uma vez que os parlamentares são constantemente procurados por moradores solicitando apoio na obtenção de benfeitorias e manutenções relacionadas ao trânsito. Como cabe à prefeitura executar as ações, a Câmara encaminha os pedidos dos cidadãos ao Executivo, por meio de “indicações”, e atua como mediadora. De 1º de janeiro a 16 de agosto deste ano, foram enviadas pelo Legislativo cerca de 400 indicações com o tema “sinalização viária”.

O prefeito Marcelo Belinati negou que o decreto tenha sido motivado por sinalizações polêmicas que o IPPUL projeto, como por exemplo a “Chicane” na Av. Das Torres que gerou inúmeras reclamações de motoristas que consideraram o projeto confuso. Um motociclista morreu e o NIPA pediu providências ao Ministério Público sobre o caso alegando que a “chicane” é que contribuiu para o acidente fatal.

Já a câmara vai num tom mais ameno: “É um diálogo que mantemos com o Executivo há algum tempo, com manifestação de alguns vereadores em Plenário sobre a dificuldade de o município executar alguns serviços teoricamente simples, como uma faixa elevada ou um rebaixamento de meio-fio. Questionando a CMTU, que é quem executa esses serviços, ela sempre nos dá a resposta de que está aguardando o projeto da obra, que deve vir do Ippul”, afirma Nantes.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Zelensky diz que terá encontro com Trump sobre cessar-fogo com Rússia

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro diz que carta de Trump tem mais a ver com 'valores' e insiste em anistia

Política

Após derrubada do IOF, Haddad diz que aumento do imposto é "justiça social"

Política

Como será o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF? Veja explicação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Rota do Natal em Londrina começa a funcionar neste domingo a partir das 10h

Cidade
Cascavel e região

Cascavel entra para história com a nova construção do Centro de Convenções e Eventos do Oeste

Cidade
Londrina e região

Parada LGBTQIA+ de Londrina é adiada e voltará ao formato de passeata

Paraná
Paraná

Acidente com quatro veículos deixa uma pessoa morta e quatro feridas na BR-277, em Guarapuava

Cidade

Papai Noel gigante será inaugurado no Lago Igapó II neste domingo

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.