O número de casos ativos de coronavírus aumentaram sensivelmente em Londrina. De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde de Londrina, são 659 pacientes. Na semana passada, era em torno de 300 casos. Os ativos são aqueles que tem potencial de transmissão real do vírus devidamente identificados pelo serviço de vigilância.
O blog fez um levantamento rápido dos últimos dias com base nos dados da própria secretaria de saúde de Londrina.
Casos ativos por dia na semana passada:
16/08- 347
17/08- 280
18/08- 354
19/08-303
20/08- 339
24/08- 659
Testagem e Circulação viral
O secretário de saúde de Londrina Felippe Machado afirma que dois motivos explicam esse crescimento: a testagem e aumento da circulação viral. “Nós estamos cada vez mais aumentando número de testes, mudando e ajustando o protocolo. Nas últimas semanas há naturalmente uma fadiga, um estresse da população em relação a essas medidas de isolamento social, há inclusive estudos científicos que mostram isso” - destacou.
Machado acrescentou que em março -início da pandemia e medidas restritivas- era mais fácil conter as pessoas em casa, mas depois de quase seis meses é mais difícil segurar as pessoas em casa: “É natural um cansaço da população’’.
O secretário observou ainda que a taxa de positividade em Londrina está estabilizada entre 20 e 22%. “Estamos testando em algum caso pessoas assintomáticas de contato prolongado dentro de casa”.
O secretário disse ainda que o R-0 (R Zero: índice de transmissibilidade da doença) de Londrina está em 1.17. Esse índice chegou a 1.30 o que preocupou os especialistas. Segundo Felippe Machado, o aumento foi em razão de surtos em hospitais. Depois disso, o índice ficou estabilizado.