O COE- Comitê de Operações Emergenciais do Paraná faz nesta quarta-feira 10, uma revisão do Plano de Contingência do Paraná à COVID 19. O COE é composto por especialistas em saúde e representantes de vários setores do estado.
A Coordenadora do comitê e Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Maria Goretti David Lopes disse em entrevista a Rádio Tarobá FM que o objetivo é adotar novas medidas e aperfeiçoar as ações de combate ao novo coronavírus.
A revisão do plano também foi pedida pelo Ministério Público do Paraná ante o crescimento do número de casos em todas as regionais de saúde. Para o MP, as medidas de flexibilização como abertura do comércio, indústrias, shoppings, galerias, bares, restaurantes e outros setores podem ter contribuído para o avanço da COVID -19 no estado.
Em apenas um dia o Paraná registrou 10 mortes. A coordenadora do Coe expressou preocupação com as grandes aglomerações em bares e festas onde dezenas de pessoas foram flagradas sem máscara e desrespeitando medidas de distanciamento.
Maria Goretti disse que uma das medidas que devem ser revistas está relacionada a alojamentos da construção civil onde há confinamento de operários e ambientes fechados em frigoríficos onde trabalhadores testaram positivo em número importante. “ Para todo Paraná com critério de organização do serviço por macrorregião do nosso estado” – finalizou.
A reunião será as 16h.