O Prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) prevê crescimento no número de casos do novo coronavírus na cidade, mas disse que a situação está controlada. Belinati ressaltou que os próximos 60 dias serão preocupantes por conta da queda na temperatura que historicamente registra aumento de internações por doenças respiratórias. A declaração foi durante a live deste domingo 31/05.
Marcelo Belinati informou que o crescimento da COVID-19 já era esperado e, repetiu que Londrina está se preparando para uma guerra. A última medida anunciada foi a contratação de 50 leitos de UTI no Hospital do Coração para os próximos dois meses. O valor é de R$5 milhões.
O prefeito disse que está reforçando a estrutura de leitos para evitar novo fechamento do setor produtivo. Segundo ele, a medida restritiva só será adotada novamente se houver superlotação nos hospitais. “Se precisar fechar comércio, fechar indústria, fechar construção civil, não titubearei nem um minuto para fechar tudo de novo para salvar uma vida sequer” –enfatizou.
Dezenas de internautas questionaram o prefeito sobre a falta de fiscalização diante de inúmeras festas, aglomerações, reuniões em condomínios e casas. Marcelo respondeu que é impossível o poder público controlar tudo e pediu apoio de todos os cidadãos nas medidas de proteção individual. Também demonstrou inconformismo com pessoas que insistem em não usar máscaras e não respeitar o distanciamento social.
O prefeito de Londrina conclamou também empresários e funcionários a ajudarem a prefeitura na conscientização. O secretário de saúde Felippe Machado apresentou os números atualizados da Covid-19. De acordo com o boletim, a cidade está com 413 casos confirmados, 197 curados, 24 óbitos, 337 pessoas aguardando exames e 2126 descartados.