O GEPATRIA – Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa vai acompanhar as políticas públicas adotadas por prefeitos, secretários, ordenadores de despesas e outros gestores públicos na região de Londrina no enfrentamento à COVID-19.
O projeto foi denominado “Patrimônio público, pandemia e enfrentamento de fraudes” ,foi alinhado na quarta-feira, após videoconferência com os promotores de justiça que compõem a regional de Londrina.
O coordenador do GEPATRIA, Promotor Renato de Lima Castro informou que a iniciativa visa mobilizar a atuação conjunta do grupo especializado com as Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público a fim de evitar e reprimir fraudes principalmente como superfaturamento de preços e, assegurar o acesso a informação para garantia de transparência: ”É Importante enfatizar também que há uma possibilidade de conluios entre empresas e agentes públicos para cometimentos de crimes contra a administração pública” – destacou .
Covidão
Recentemente, o blog destacou vários casos de corrupção em diversas cidades do Brasil onde gestores públicos foram denunciados por compra de equipamentos superfaturados. Foram registrados focos da roubalheira em Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina, entre outros.
As fraudes e burlas em processos licitatórios ganharam apelido de COVIDÃO, uma alusão a outros escândalos de corrupção no país como Mensalão e Petrolão. Com o estado de calamidade pública no país – gestores públicos estão comprando produtos sem licitação e praticando sobrepreço.