A Prefeitura de Londrina acelera o processo para adquirir os Ultra congeladores para armazenar as vacinas da Pfizer que exigem temperaturas de até 80 graus negativos para preservar as propriedades do imunizante.
O município vai pedir quatro orçamentos e aplicar as excepcionalidades legais aprovadas durante a pandemia da Covid 19 para adquirir os equipamentos. Trata-se da Lei 14.124 de 10 de março de 2021, a qual dispõe sobre as medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas e de insumos destinados à vacinação contra a Covid-19, vigente atualmente.
Na live de domingo, o prefeito Marcelo Belinati PP disse que iria encaminhar um ofício ao Ministério da Saúde solicitando remessa das vacinas da Pfizer alegando que a cidade estaria preparada com recursos logísticos e de estocagem para receber o insumo.
O MS liberou as vacinas apenas para as capitais que teriam as condições necessárias para acondicionar o insumo.
Confira o que traz o termo de referência da prefeitura de Londrina.
“Diante das especificidades quanto a temperatura de armazenamento desta vacina, a qual deve permanecer conservada entre -80ºC à -60ºC, e, devido ao seu descongelamento em temperatura de 2ºC à 8ºC possuir prazo limite de uso de até 5 dias, é imprescindível se dispor de equipamento ultra freezer, o que pode contribuir sobremaneira para a aplicação das vacinas sem risco de perdas do imunizante.”
“Também, importante citar que Londrina, diante da sua expressiva população no estado, pleiteará a vinda do imunizante diretamente para o município, com vistas a dar agilidade no processo de imunização, tornando necessária a aquisição do equipamento no atual cenário. Sendo assim, superadas as justificativas apresentadas e prezando pelas práticas consolidadas do benefício da vacinação como forma de evitar riscos e prejuízos tanto no sistema de saúde quanto aos próprios usuários do SUS, solicita-se a tramitação do pedido em caráter de urgência, devendo-se utilizar todos os dispositivos legais, como o citado, para a rápida conclusão.
Os orçamentos devem ser levantados em quatro dias. O termo de referência é o documento que traz as especificações do produto ou serviço que será lançado em edital de licitação. A reportagem da tarobá apurou que o equipamento custa entre R$50 mil e R$60 mil.