A Secretária de Educação de Londrina Maria Tereza Paschoal de Moraes já está fazendo reuniões com diretores das escolas municipais para comunicar que a partir do ano que vem a jornada de trabalho dos professores da prefeitura de Londrina vai aumentar de quatro para cinco horas diárias (20 para 25 horas semanais).
Para implementar a novidade, a secretaria de educação fez uma pesquisa com os professores, mas o resultado oficial ainda não foi divulgado. Com isso, o salário dos profissionais aumentaria proporcionalmente a jornada.
A medida também vai gerar impacto financeiro no orçamento. No entanto, o município aposta na melhoria de índices de qualidade na educação.
Em recente entrevista ao programa JOGO ABERTO da Tv Tarobá, a secretária informou que a maioria dos professores aprovou mas os números seriam divulgados pelo prefeito Marcelo Belinati.
Maria Teresa também está desmentindo o boato sobre sua possível saída da prefeitura de Londrina a partir de 2018. A secretária de Educação foi escolhida por meio de uma espécie de concurso Nacional. Método inédito no Brasil.
O método que privilegia a capacidade técnica ante a indicação política está chamando a atenção de gestores de outros estados e até países sul americanos.
Naturalmente que tudo isso tem o dedo do deputado Federal Alex Canziani do PTB aliado de primeira linha do prefeito Marcelo Belinati.