Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cultura

Grupos e instituições culturais colocam seus acervos na internet

30 mar 2020 às 07:08
Por: Estadão Conteúdo

Conhecer manifestações populares como o frevo, o reisado e o boi-bumbá. Assistir a um concerto da Osesp na Sala São Paulo. Entrar em contato com o dia a dia de bailarinos de consagradas companhias de dança - e (re)ver seus espetáculos. Tudo sem sair de casa. Essas são possibilidades que ganharam força nas últimas semanas, quando grupos e instituições culturais intensificaram a publicação de conteúdos online, com acesso gratuito.

Um exemplo é o Brincante, comandado pelo casal de artistas Antonio Nóbrega e Rosane Almeida. Em seu canal do Youtube (bit.ly/brincanteemcasa), o instituto vem publicando uma série intitulada Danças Brasileiras, com mais de 20 vídeos. Originalmente lançado como documentário, sob direção de Belisario Franca, o material é resultado de uma expedição que Nóbrega e Rosane fizeram por diversos estados para retratar tradições populares ligadas à música e à dança, como cavalo marinho, capoeira, maracatu rural, coco e frevo.

"O momento que estamos vivendo solicita tanto introspecção quanto diversão. Introspecção pela necessidade que temos de refletir sobre o que estamos passando, e diversão porque o estado de confinamento solicita um bálsamo, um recreio para o espírito", reflete Nóbrega.

O multiartista pernambucano também acaba de tornar disponível, para consulta online, sua coleção de literatura de cordel, com cerca de 5 mil itens acumulados desde os anos 1970. Boa opção para os tempos de reclusão, o site (acervoantonionobrega.com.br) traz mais de 300 livretos de domínio público, que podem ser lidos na íntegra. Um exemplo é a Peleja de Manoel Riachão com o Diabo, com versos escritos, em 1957, por Leandro Gomes de Barros, em Juazeiro do Norte (CE).

Outras preciosidades que podem ser vistas pela internet são espetáculos do Grupo Corpo. A companhia mineira tem divulgado, de forma gratuita, duas diferentes coreografias por semana. Basta acessar o site Vimeo (vimeo.com/grupocorpo), selecionar uma delas, clicar em "alugar", fazer o login e, na hora do pagamento, inserir o código promocional: grupocorpo45anos (ele é suficiente para garantir o acesso sem custos; nunca insira o número do cartão de crédito).

Outras notícias

Comemorações dos 62 anos de Fundação de Missal iniciam com o IV Femumil

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Nesta semana (de 30/3 a 5/4), estão em cartaz Parabelo, uma criação de 1997, e Triz, que estreou em 2013. "Parabelo é uma das mais brilhantes joias do nosso repertório, com música de José Miguel Wisnik e Tom Zé; uma das peças mais requisitadas mundo afora. E Triz é a segunda colaboração de Lenine para o Grupo", comenta o coreógrafo Rodrigo Pederneiras.

A São Paulo Companhia de Dança também tem publicado vídeos com espetáculos de seu repertório - que ficam no ar por 15 dias. Em seu canal oficial (bit.ly/memoria_spcd), está disponível, até 10/4, La Sylphide, criada por Mario Galizzi a partir de montagem que August Bournonville fez, em 1836, para o Balé Real da Dinamarca. A obra é "um clássico incontornável do balé romântico", segundo a diretora artística da companhia, Inês Bogéa. "Com história inspirada em um conto de fadas, agrada de crianças a adultos, ou seja, é ideal para este momento em que as famílias estão em casa."

A programação, que ocupa todas as redes sociais (#SPCDdigital), inclui vídeos em que bailarinos mostram a rotina de ensaios e exercícios, a partir de suas casas, e até um podcast com contação de história para crianças - no dia 3/4, tem O Lago dos Cisnes.

Os fãs de música clássica também podem assistir a concertos na íntegra da Osesp, gravados na Sala São Paulo. No YouTube (bit.ly/acervoosesp), haverá novos vídeos sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados. Já está disponível, por exemplo, a Sinfonia Novo Mundo, de Antonín Dvorák, em apresentação de 2016 comandada pelo maestro suíço Thierry Fischer.

Por lá, também é possível assistir a séries como Instrumentos de Orquestra, em que músicos apresentam o oboé, a harpa e tantos outros. "São maneiras de manter a orquestra presente e ativa, cumprindo seu papel de inspirar o público", avalia o diretor artístico Arthur Nestrovski.

O Projeto Guri, que ensina música a crianças e jovens, também tem espetáculos online, como uma releitura de O Grande Circo Místico, de Chico Buarque e Edu Lobo, com uma camerata de violões (bit.ly/guricirco). Outra opção são as animações produzidas pelo projeto em parceria com o De Criança para Criança, que têm trilha sonora, narração e desenhos feitos por crianças (bit.ly/guridecrianca). Uma delas fala sobre a preguiça, sentimento representado por um bicho-preguiça que "anda arrastando o chinelo bem devagar".

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

"Trabalhador e pai amoroso": amigos lamentam morte de homem assassinado em academia

Cidade
Londrina e região

Homem preso após esfaquear vítima em academia fica em silêncio em depoimento

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a facadas em academia e câmeras de segurança registram o crime

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 13 anos denuncia estupro supostamente praticado por ex-namorado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ministério Público pede prisão preventiva de autor de homicídio em academia de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 44 | Desenvolvimento da Advocacia | Mario Xavier

Podcast Fala Advocacia | EP7 | Qual o papel da comissão de direito previdenciário?

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.