Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

China anuncia retaliação à tarifas impostas pelos EUA e taxa soja e milho

Canadá também anunciou tarifas aos produtos americanos nesta terça-feira (4)
05 mar 2025 às 19:09
Por: Band
Reprodução/Agro+

Após as tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e México e uma adicional de 10% contra a China entrarem em vigor - impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - os chineses e canadenses anunciaram medidas retaliatórias e é esperado que os mexicanos tomem medidas semelhantes.


Nesta terça-feira, 4, Pequim retaliou os EUA com um aumento de 15% na tarifa sobre alimentos e outros produtos agrícolas, além de aumentar as restrições de exportação para empresas americanas. A potência asiática também entrou com uma ação na Organização Mundial do Comércio, alegando descumprimento das regras do cartel pelos americanos.


Canadá também anunciou tarifas


O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau também aumentou as tarifas sobre quase US$ 100 bilhões em importações dos Estados Unidos por 21 dias. O Canadá vai aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos importados dos Estados Unidos em retaliação à "guerra comercial" lançada pelos Estados Unidos contra o país, afirmou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.


A cobrança atingirá um total de 155 bilhões de dólares canadenses (US$ 107 bilhões) em mercadorias, mas em duas etapas. Na primeira, a tarifa será aplicada a apenas 30 bilhões de dólares canadenses em importações. Na segunda, que ocorrerá daqui a 21 dias, afetará o restante dos produtos.

Outras notícias

Produção de laranja segue abaixo de 300 milhões de caixas no cinturão citrícola

Mercado da soja se aquece: estoque de passagem reduzido e recorde de exportação impulsionam preços

Preços do milho caem com demanda interna fraca, apesar do alívio das chuvas


Durante um pronunciamento, Trudeau afirmou que as tarifas permanecerão em vigor até que os Estados Unidos removam a tarifa de 25% aplicada aos produtos canadenses, que passou a valer nesta terça-feira, 4. Segundo o primeiro-ministro, a cobrança feita pelos Estados Unidos é ilegal, e será contestada tanto na Organização Mundial do Comércio (OMC) quanto por mecanismos do acordo comercial USMCA.


"Hoje os Estados Unidos lançaram uma guerra comercial contra o Canadá, seu aliado mais próximo, seu amigo mais próximo. Ao mesmo tempo, falam de trabalhar positivamente com a Rússia, satisfazendo Vladimir Putin, um ditador mentiroso e assassino. Veja se isso faz sentido. Os canadenses são razoáveis e educados, mas não fugimos de uma briga", disse Trudeau.


O primeiro-ministro canadense disse que, além da tarifa de 25%, o Canadá também está discutindo "várias" barreiras não tarifárias a produtos dos Estados Unidos, para demonstrar que "não há vencedores numa guerra comercial".


Trudeau acrescentou que a decisão do governo dos Estados Unidos prejudica principalmente os cidadãos do país e rejeitou a ideia de que o Canadá esteja permitindo o acesso de fentanil ao território americano - justificativa usada pela Casa Branca para aplicar a tarifa sobre os produtos canadenses.


Segundo o governo do Canadá, o volume de fentanil apreendido na fronteira pelo governo dos Estados Unidos caiu 97% entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, para aproximadamente 15 gramas, por causa das ações tomadas pelo governo canadense.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço da mandioca cai pela sexta semana consecutiva com demanda fraca e maior oferta

Agro
Imagem de destaque

Mercado do Feijão: baixos preços e clima desfavorável levam à revisão da oferta pela Conab

Agro

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Agro

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade
Cascavel e região

Mulher capota carro enquanto era perseguida pela Guarda Municipal em Cascavel

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.