As caixas-pretas do avião da Embraer 190, que caiu no Cazaquistão em 25 de dezembro, chegaram ao Brasil e já estão sendo analisadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília.
Segundo a Força Aérea Brasileira, os gravadores de voo, Cockpit Voice and Flight Data Recorder (CVFDR), são examinados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), na capital federal.
“A extração, aquisição e validação dos dados contidos nos gravadores de voo ocorrerão no menor prazo possível. Toda a análise e as conclusões que serão publicadas no Relatório Final dessa investigação aeronáutica são de exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, em conformidade com as diretrizes do Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional”, informou a FAB em nota enviada à Band.
“O trabalho é realizado em conjunto com a Aviation Accident and Incident Investigation - Department of the Ministry of Transport of the Republic of Kazakhstan. As atividades reforçam o compromisso do Governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira, com a segurança na aviação”, completou o órgão.
O Cenipa é o órgão brasileiro responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado das aeronaves produzidas pela Embraer. Além dos técnicos brasileiros envolvidos na degravação dos dados, o centro da Aeronáutica recebe investigadores do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia (três de cada país).
Com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, a aeronave da Azerbaijan Airlines decolou de Baku, no Azerbaijão, com destino a cidade de Grozny, na Rússia, e caiu em Aktau, no Cazaquistão. O acidente aéreo matou 38 pessoas.
Avião foi atingido por tiros disparados da Rússia, diz Azerbaijão
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, declarou neste domingo (29) que o avião da Embraer que caiu na semana passada no Cazaquistão foi atingido por tiros disparados do solo na Rússia, e pontuou que algumas pessoas de Moscou mentiram sobre a causa do desastre.
"Nosso avião foi abatido por acidente", disse Aliyev à televisão estatal. Segundo a agência de notícias Reuters, o presidente disse que o avião sofreu algum tipo de interferência eletrônica e foi alvejado enquanto se aproximava da cidade de Grozny, no sul da Rússia.
"Infelizmente, nos primeiros três dias ouvimos apenas versões absurdas da Rússia", continuou o presidente do Azerbaijão, citando declarações na Rússia que atribuíram o acidente a pássaros ou à explosão de algum tipo de cilindro de gás.
Putin pede desculpas ao Azerbaijão após queda da aeronave
Neste sábado (28), Vladimir Putin ligou para Ilham Aliyev e se desculpou pela queda do avião da Azerbaijan Airlines. Segundo a agência estatal de notícias da Rússia, Tass, citando um comunicado do Kremlin, Putin transmitiu suas condolências às famílias das vítimas do acidente aéreo.
"Vladimir Putin pediu desculpas pelo trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez transmitiu suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas do acidente aéreo e desejou uma rápida recuperação aos feridos", disse o Kremlin em comunicado.
"Naquele momento, Grozny, Mozdok e Vladikavkaz estavam sendo atacadas por drones de combate ucranianos e a defesa aérea russa estava repelindo esses ataques", disse Putin a Aliyev, segundo o Kremlin, sem afirmar explicitamente que o avião teria sido abatido por um míssil russo.