Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Casos de covid-19 aumentam no município do Rio de Janeiro

09 jun 2022 às 18:27
Por: Agência Brasil

O município do Rio de Janeiro tem, nesta quinta-feira (9), 122 pessoas internadas com covid-19; ontem (8), eram 80. Além disso, 12 pessoas aguardam vaga para hospitalização. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio) foram atualizados às 14h15 de hoje. Segundo o Painel Rio Covid-19, a taxa de ocupação dos leitos disponíveis chegou a 50% e 1,8% dos pacientes estão internados com covid-19.

Já o Painel Coronavírus Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES), informa que, na Semana 23, que começou no dia 5 e termina neste sábado (11), estão internadas por causa da doença, 52 pessoas. A Semana 22, entre 29 de maio e 4 de junho, teve 159 internações. Os dados de ontem do painel mostram que havia 16 pessoas na fila de espera por um leito e 20 solicitações por enfermaria e oito de UTI, ambas para adultos.

De acordo com a SMS-Rio, hoje os leitos para tratamento da covid-19 estão concentrados no Instituto Nacional de Infectologia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que são atualmente referência para casos graves da doença, que necessitem de internação.

A secretaria informou também que todos os leitos municipais que atendiam pacientes covid-19 foram convertidos para o tratamento de outras especialidades. “Nenhum leito foi fechado, foram todos destinados às demais demandas de saúde da população.”

Ainda conforme a secretaria, a situação epidemiológica na cidade continua sendo monitorada em termos de número de casos e internações e óbitos, e evolução da vacinação com a dose de reforço. Segundo a SMS-Rio, se for preciso, os leitos poderão ser novamente convertidos para tratamento de covid-19.

A SMS-Rio informou que enviou ofício ao Ministério da Saúde e à SES, no dia 1° de junho, solicitando a abertura de leitos bloqueados para tratamento de pacientes com covid-19 nas unidades federais e estaduais do Rio.

Outras notícias

Homem rouba moto sofre grave acidente e tem perna e órgãos genitais amputados

Horário de verão pode voltar ao Brasil; governo ainda avalia retorno da medida

Flordelis passa mal na prisão: advogada fala em AVC, mas secretaria nega

A secretaria estadual também acompanha diariamente indicadores precoces da covid-19, como o número de solicitações de leitos e de atendimentos nas emergências e nas unidades de pronto atendimento (UPAs) do estado. A SES atua com um plano de contingência que é acionado conforme o avanço dos cenários epidemiológicos. “Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento que serão tomadas. Havendo necessidade de ampliação de leitos, a secretaria conta com um cronograma escalonado para reversão dos leitos de covid-19, que, com a redução na transmissão da doença, foram revertidos para atender casos clínicos.”

Segundo a SES, no último sábado (4), 30 leitos de enfermaria do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz foram revertidos para atendimento de casos de covid-19 e na segunda-feira (6), dez leitos de UTI.

Na sexta-feira passada, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde encaminhou nota técnica aos 92 municípios fluminenses com orientações sobre testagem para covid-19. “O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.” Se a demanda ultrapassar a capacidade de atendimento das unidades básicas de saúde e das UPAs, será avaliada a possibilidade de reabrir os centros de testagem na rede estadual em apoio aos municípios.

Ontem (8) a pasta recebeu cerca de 450 mil testes de antígeno, que serão distribuídos aos municípios que solicitarem o insumo. 

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Polícia prende 3º suspeito de envolvimento na morte do delegado Ruy Ferraz

Brasil
Imagem de destaque

Idosa morre após ser esmagada por cano da Sabesp que caiu sobre casa em Mauá (SP)

Economia

Banco Central mantém juros em 15% ao ano apesar de deflação em agosto

Brasil

Após Campos do Jordão, Aparecida anuncia projeto para taxar turistas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

IPTU de Londrina tem reajuste de 4,5% e novas datas de vencimento neste ano

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.