No dia 25 de maio, a Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Amic) - conhecida como a Casa do Empreendedor -, completa 40 anos de uma trajetória marcada pelo protagonismo e pela defesa incansável dos interesses dos micro e pequenos empresários. Fundada em 1984, a entidade surgiu de um grupo visionário de empreendedores em Cascavel, que percebeu a necessidade de fortalecer e modernizar o segmento das microempresas no Brasil.
É uma história que remonta a um período em que o conceito de microempresa ainda era muito novo no País. Inicialmente chamada Associação de Micro Indústrias de Cascavel, rapidamente a entidade se tornou um pilar de apoio, oferecendo serviços essenciais e criando um ambiente propício para o crescimento das microempresas em âmbito estadual e nacional. Sua abordagem inovadora e sempre pautada pela defesa ativa das necessidades dos pequenos negócios, levou a Amic a ocupar um lugar de destaque no Brasil e na América Latina. Hoje, com mais de 35 mil pessoas diretamente beneficiadas, é a maior entidade do gênero no País.
“Somos o resultado de um esforço coletivo. São quatro décadas levantando bandeiras significativas que resultaram em avanços concretos para os empreendedores”, afirma Jovane dos Santos Borges, contabilista e atual presidente da entidade. Ele mesmo buscou o associativismo há mais de três décadas na Amic e nela permaneceu, crescendo junto e atuando por várias gestões, como conselheiro e diretor, até chegar à presidência. Jovane lembra que a entidade sempre acreditou e continua defendendo a união como uma ferramenta essencial para o fortalecimento dos pequenos negócios.
Pioneirismo e Inovação
Sempre na vanguarda das discussões nacionais, como a reforma trabalhista e tributária, a Amic contribuiu com avanços nacionais. Exemplo disso foi a "Carta de Cascavel", que impulsionou mudanças importantes na legislação trabalhista brasileira. A entidade elaborou 28 propostas de alteração na lei trabalhista, das quais 13 foram acatadas, incluindo o fracionamento das férias e a valorização dos acordos coletivos entre empregados e empregadores.
Mais recentemente, engrossou o debate em torno da necessidade da reforma tributária e a luta por uma legislação que promova a geração de emprego e renda.
Outro feito foi a conquista da isenção da emissão de licenças ambientais para mais de 700 atividades de baixo risco em todo o Estado; uma de suas propostas também chegou ao Senado Federal, defendendo cédulas de crédito para micro e pequenas empresas, para evitar a falta de pagamento por serviços executados para a administração pública.
Benefícios exclusivos
Reconhecida como entidade de Utilidade Pública Municipal desde 1995 e de Utilidade Pública Estadual desde 1999, demonstra seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico e de seus associados, oferecendo ampla gama de serviços e benefícios que visam não apenas ao sucesso profissional, mas também à qualidade de vida. O carro-chefe dos serviços é o Convênio de Saúde, que conta com mais de 800 profissionais cadastrados, incluindo hospitais, laboratórios e clínicas e que agora está ainda mais eficiente, com um aplicativo que aproxima o associado dos serviços.
Outra novidade é o Convênio Pet, que oferece cuidados veterinários, incluindo consultas, vacinas e tratamentos. “É uma iniciativa que dá atenção também aos animais de estimação, pois entendemos a importância deles e do associado poder contar com convênios exclusivos", destaca Jovane.
Os associados também têm acesso à assistência jurídica e consultoria especializada, convênio educativo, acesso ao crédito, cartão de benefícios, certificado digital, entre outros.
Celebração histórica
Durante o mês de aniversário, a Amic está com diversas promoções para os associados, oferecendo produtos com valores diferenciados. A entidade também organizou dois dias de trabalhos e debates com uma comitiva de 20 pessoas da Fampepar (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas) e da Abrae (Associação Brasileira de Apoio às Micros e Pequenas Empresas).
E o ponto alto da celebração será um jantar festivo, no dia 24 de maio, reunindo as principais personalidades que construíram essa história de sucesso.
Olhando para o futuro, a Amic vê seus associados como a espinha dorsal da economia brasileira. A missão, segundo o presidente, é continuar conectando os associados às oportunidades e soluções que eles precisam para crescer e prosperar. “Continuaremos lutando e sendo uma voz ativa em defesa dos nossos associados”, finaliza Jovane dos Santos Borges.