A segurança no campo deixou de ser sinônimo de tranquilidade para muitos produtores rurais de Londrina, que enfrentam historicamente o problema de roubos e furtos. Para tentar reverter essa situação, foi lançado o aplicativo "SOS Rural", uma nova ferramenta digital que promete facilitar e agilizar a comunicação de emergências e denúncias entre moradores e as forças de segurança que atuam na zona rural do município.
O medo e a preocupação com a criminalidade são constantes para quem vive em áreas afastadas. A produtora rural Deise Maria de Oliveira Lima, moradora do Limoeiro, conta que pessoas estranhas que rondam sua propriedade são motivo de preocupação.
O aplicativo "SOS Rural" surge como uma resposta direta a essa demanda. De acordo com Osmar dos Santos, Chefe de Gabinete da Guarda Municipal (GM), o aplicativo vai facilitar e agilizar a comunicação entre quem deseja fazer uma denúncia e a Guarda Municipal, que também pode acionar a Patrulha Rural da Polícia Militar.
A ferramenta é uma solicitação antiga do Conselho de Segurança Rural de Londrina. Paulo Hara, presidente do Conselho, destaca que o aplicativo é uma demanda antiga da instituição.
A expectativa é que os casos de roubos e furtos diminuam na zona rural de Londrina, que sofre com esse problema há décadas na região do Limoeiro. Osmar dos Santos acredita que o novo canal de comunicação trará benefícios.
Para ter acesso à ferramenta, os produtores rurais devem baixar o "SOS Rural" na loja de aplicativos do celular. Após o download, é necessário preencher um cadastro com dados pessoais e as informações da propriedade, que ficarão registradas no sistema de segurança.