Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Apucarana fecha 2022 com mais de 30 mil atendimentos psicológicos

01 fev 2023 às 17:54
Por: Portal Tarobá
Foto: Prefeitura de Apucarana

Ao término do janeiro branco, mês dedicado para a conscientização da saúde mental, a Autarquia Municipal de Saúde divulgou o balanço dos atendimentos psicológicos. Apesar do arrefecimento da pandemia do coronavírus, a demanda por cuidados psicológicos continua em crescimento, atingindo no ano passado 30.101 atendimentos.


Em 2020, no início da pandemia, foram feitos 4.311 atendimentos na rede de saúde, número que quadruplicou em 2021 quando atingiu 18.585. No entanto, no ano passado, no período chamado de pós-pandemia, a procura pelo serviço continuou aumentando, fechando 2022 com 30.101 atendimentos.


O prefeito Junior da Femac afirma que, diante do agravamento das questões de saúde mental provocados pela pandemia, o Município ampliou a estrutura e a quantidade de profissionais. “Somente no início do ano passado, fizemos a contratação de 15 psicólogos, destinando profissionais para a rede de saúde e também para escolas estaduais”, frisa Junior da Femac.


Além das escolas, os novos profissionais foram destinados para reforçar o quadro nas Unidades Básicas de Saúde e nos centros de atendimento psicossocial Infanto-juvenil e de Álcool e Drogas. “Contamos ainda com mais oito psicólogos do programa de residência multiprofissional, que atuam nas unidades básicas de saúde. Toda essa estrutura fez com que tivéssemos condições de atender a demanda, o que contribuiu para o crescimento do número de atendimentos”, pontua Junior da Femac.


O número global de atendimentos é ainda maior, pois na rede municipal de ensino também foram intensificadas as ações de proteção às crianças e aos adolescentes no contexto da pandemia.  “Os alunos da rede municipal são atendidos pelos psicopedagogos e psicólogos do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME) e por meio do projeto Olhar Acolhedor, desenvolvido em parceria pela Autarquia de Educação e a Faculdade de Apucarana,” reitera Marli Fernandes, diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME).

Outras notícias

Câmera registra acidente que deixou cinco feridos na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Prefeitura autoriza asfaltamento da Estrada 4 Fronteiras com investimento de R$ 8,2 milhões

Guarda Municipal cumpre mandado de prisão por lesão corporal em Cascavel


Elisângela Gaspar, coordenadora do Departamento Municipal de Saúde Mental, afirma que pandemia gerou experiências traumáticas associadas à infecção, perda de familiares, alterações nas rotinas de convívio social e de trabalho, bem como impactos econômicos. “Quando a gente se isola, fica em casa e tem medo de uma doença desconhecida, alguns sofrimentos que a pessoa já tinha acabaram se intensificando. No pós-pandemia, o número de atendimentos continuou crescendo, pois existem ainda dos reflexos e as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde mental por tudo o que aconteceu”, avalia Elisângela.


CUIDADOS PERMAMENTES – Buscando fazer o enfrentamento adequado das conseqüências da pandemia, o Município criou em 2021 o Comitê Intersetorial  de Saúde Mental, formado pelas secretarias da Mulher e Assuntos da Família, Assistência Social, Educação, Esporte e Promatur. “As pessoas precisam entender a importância do cuidado com a saúde mental e procurar auxílio profissional assim que perceberem qualquer abalo emocional. Assim como acontece com um órgão do nosso corpo, a mente também pode adoecer, e o tratamento e a continuidade do acompanhamento são muito importantes”, avalia Denise Canesin, coordenador do comitê, acrescentando que o comitê foi formado para facilitar os encaminhamentos das pessoas para atividades complementares que possam contribuir com o tratamento.


De acordo com Denise, o janeiro branco é um movimento que busca construir uma cultura de saúde mental na sociedade. “O tema deste ano foi A Vida Pede Equilíbrio e em Apucarana foram feitas diversas atividades ao longo do mês. O objetivo é conscientizar que a saúde mental exige um cuidado a longo prazo e precisa de continuidade”, reforça a coordenadora do Comitê Intersetorial  de Saúde Mental.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista sofre fratura em acidente no bairro Esmeralda

Cidade
Imagem de destaque

Guarda Patrimonial intensifica fiscalização na região do Lago Municipal

Cidade

Homem em situação de rua é encontrado morto em Londrina

Cidade

Operação apreende celulares e medicamentos em ônibus

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morto em confronto tinha mais de 20 passagens pela polícia

Cidade
Londrina e região

Homem morre em confronto armado próximo à PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem perde controle da moto em curva e bate contra Jipe

Cidade
Londrina e região

Veja onde aproveitar as festas juninas e julinas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua é encontrado morto em Londrina

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 18 | Os Desafios da Carreira Independente | Anágela Cantora

Sem Cerimônia | EP 7 | Os Cuidados Antes e Depois da Cirurgia | Amanda Luz

Podcast O Construtor| EP 8 | Tecnologia e Conforto Inteligente com a Wi House | Glauber Correia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.