Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Cascavel economiza mais de R$ 850 mil com reaproveitamento de móveis

O programa também atua com a reforma de móveis e volumosos doados pela população
11 set 2025 às 07:32
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução

Transformar o que é visto como inútil em soluções que geram economia, cidadania e sustentabilidade. Essa é a essência do Programa Bem Reciclar, desenvolvido pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, que já mostrou, na prática, como a gestão pública pode inovar com responsabilidade e gerar resultados concretos.


Desde o início do programa, em 2023, até agosto de 2025, já foram recuperados 1.398 móveis, o que representou uma economia de aproximadamente R$ 867 mil aos cofres municipais. Recursos que teriam sido utilizados para a compra de novos itens em secretarias, escolas, unidades de saúde e demais órgãos públicos que tiveram seu mobiliário reformado.


O programa também atua com a reforma de móveis e volumosos doados pela população. Neste caso, os itens reformados são destinados a famílias em vulnerabilidade social, por meio da Seaso (Secretaria Municipal de Assistência Social). Somente entre maio e agosto de 2025, seis famílias foram contempladas com sofás, camas, guarda-roupas, pias e até eletrodomésticos provenientes de doações da comunidade.


No mesmo período, outras sete famílias receberam materiais de construção, como telhas, cimento e revestimentos, possibilitando pequenas reformas em suas casas, pois a arrecadação de sobras da construção civil também é uma das frentes de atuação do programa, em parceria com o Sinduscon Paraná Oeste (Sindicato da Indústria da Construção Civil).


Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Fernando Scalon, o Bem Reciclar é prova de que uma gestão comprometida transforma desafios em oportunidades. “Cada móvel recuperado é sinônimo de economia, de menos lixo indo para o nosso aterro e de mais dignidade para quem recebe. O programa demonstra que é possível conciliar eficiência administrativa com responsabilidade social e ambiental, valorizando o patrimônio público e cuidando das pessoas”, afirma.

Outras notícias

Parque Vitória segue como símbolo de medo e insegurança para moradores de Cascavel

Safári a uma hora de Santiago vira opção de aventura em família no Chile

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo


Mais do que economia financeira, o Bem Reciclar tornou-se um exemplo de sustentabilidade ao evitar o descarte de bens ainda em condições de uso e dar nova utilidade a eles. O programa surgiu diante do grande volume de móveis considerados inservíveis que estavam em boas condições de uso e necessitavam apenas de pequenos reparos. Antes, os móveis do patrimônio público eram vendidos em leilão e os descartes da população, seja móveis ou sobras da construção civil, eram enviados ao aterro sanitário.


COMO FUNCIONA O PROGRAMA?


O Bem Reciclar é executado de quatro formas distintas:


  • O conserto e reaproveitamento de móveis que compõem o patrimônio municipal já classificados como inservíveis (retornando sempre às unidades públicas às quais pertenciam);

  • O reparo de mobiliário que ainda está em uso, aumentando sua vida útil;

  • A recuperação de móveis doados pela população, recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente, que são destinados às famílias em vulnerabilidade;

  • O reaproveitamento de sobras da construção civil, como portas, janelas e pisos, também entregues a famílias em vulnerabilidade.


A execução do trabalho acontece em parceria entre várias áreas da Prefeitura e instituições da sociedade civil. A Seplag coordena a iniciativa; a Sema realiza a coleta e seleção dos móveis descartados por meio da coleta de volumosos; a Seaso faz a indicação das famílias beneficiadas; e a Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) apoia no transporte e na definição de famílias em risco. O Sinduscon Paraná Oeste contribui com a arrecadação de sobras de materiais de construção em bom estado.


No centro dessa engrenagem está a Oficina Social, responsável pelo conserto e restauração. A equipe conta com um coordenador, um motorista e dois apenados, que atuam como marceneiro e auxiliar de serviços gerais.


RECONHECIMENTO ESTADUAL


A força dessa iniciativa já ultrapassou as fronteiras do município. Em outubro de 2023, a Oficina Social conquistou o 1º lugar no Prêmio Gestor Público Paraná, na categoria Sustentabilidade, além de quatro certificados de reconhecimento. A premiação destacou justamente o caráter inovador do programa e sua contribuição efetiva para a sociedade, consolidando Cascavel como referência em políticas públicas que unem economia, sustentabilidade e impacto social.


COMO DOAR?


Quando um cidadão deseja doar móveis em bom estado, basta entrar em contato pelo WhatsApp (45) 98818-7257, na Secretaria de Meio Ambiente. É feita uma pré-análise das fotos do material e, em seguida, o agendamento da coleta. Caso o morador tenha condições de entregar diretamente, a Sema emite um formulário de autorização para encaminhamento direto à Oficina Social.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Três pessoas são encaminhadas à delegacia após denúncia de baderna no Parque Vitória

Cidade
Imagem de destaque

Namorada de vítima de homicídio em academia fala pela primeira vez em enterro

Cidade

Acidente com três veículos deixa quatro feridos no Parque Industrial Norte em Apucarana

Cidade

Londrina enfrenta o Operário Ferroviário nesta quarta-feira no Estádio do Café

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

"Trabalhador e pai amoroso": amigos lamentam morte de homem assassinado em academia

Cidade
Londrina e região

Homem preso após esfaquear vítima em academia fica em silêncio em depoimento

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a facadas em academia e câmeras de segurança registram o crime

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 13 anos denuncia estupro supostamente praticado por ex-namorado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ministério Público pede prisão preventiva de autor de homicídio em academia de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 44 | Desenvolvimento da Advocacia | Mario Xavier

Podcast Fala Advocacia | EP7 | Qual o papel da comissão de direito previdenciário?

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.