Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Cooperativismo do Oeste eleva resultados produtivos do nosso Paraná

06 ago 2024 às 12:34
Por: Portal Tarobá

Cooperativismo e região Oeste do Paraná são quase palavras sinônimas. O modelo de negócio, que preza pela união em prol de um mesmo objetivo, encontrou aqui o agronegócio que se encaixa perfeitamente na proposta. Prova disso, são os resultados impressionantes, que fazem os produtos saírem das propriedades rurais e chegarem às gôndolas do Brasil e do mundo. Segundo o Presidente da Fiep, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a força cooperativa impulsiona o estado. 


A Lar Cooperativa Agroindustrial é a que mais emprega no País: são mais de 25 mil trabalhadores. A administração central está em Medianeira, e a maioria das indústrias, unidades produtoras, supermercados e postos de combustíveis estão aqui no Oeste do Estado, mas também há atuação em outras regiões e nos estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, em diversas áreas, como grãos, avicultura, suinocultura, laticínios, processamento de alimentos e produção de ração animal. A carne de frango da Lar está habilitada para chegar em mais de 80 países. No balanço de 2023, o montante que orgulha: quase 22 bilhões de reais em faturamento. 


Por aqui temos também a Coopavel que faturou em 2023, 5 bilhões e meio de reais com produção de Insumos, grãos, carnes de frango e suínos e agroindústrias. São 7 mil e 200 funcionários e 7 mil e 500 cooperados. Com atuação em 24 cidades do oeste e sudoeste do Paraná a Coopavel industrializa 90% da produção de grãos recebidos de seus cooperados e 40 países recebem o que é produzido pela Cooperativa.

Outras notícias

Nuvem funil é registrada na região de Apucarana; já é a terceira em menos de 1 mês no PR

Acidente entre dois carros deixa quatro feridos na PR-218 em Arapongas

Suspeito morre em confronto com a Companhia de Choque na zona norte de Londrina


Copacol também é destaque no oeste. Com faturamento de 9 bilhões e 800 mil reais no ano passado com atuação na avicultura, piscicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, além da produção de grãos, como soja, milho e trigo. A cooperativa atua em todo país e além do Paraná, possui unidades em Brasilia DF - Rio de Janeiro - São Paulo - e Campo Grande MS e exporta para 70 países. A atuação mais forte se concentra nos municípios do Oeste e do Sudoeste gerando empregos por meio de Unidades Industriais para mais de 40 municípios, de forma direta e indiretamente centenas de municípios são beneficiados.//com 8 mil e 900 cooperados e 16 mil colaboradores.


Outro destaque é a Frimesa. Com 46 anos de existência, une cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, Copacol, C.Vale e Primato. Esse sistema beneficia milhares de agricultores integrados que atuam como parceiros numa cadeia organizada. Juntas somam 2189 produtores de leite e 1083 suinocultores. São mais de 13 mil colaboradores em suas unidades. 


Tem posição de destaque nacional na industrialização de suínos e leite em volume, qualidade e posicionamento da marca. E é a 4ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores empresas do Brasil de recebimento de leite. No decorrer do ano de 2023, a Frimesa totalizou mais de 6 bilhões de reais.


A CVALE atua além do Paraná, também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. A lista de áreas em que atua é extensa: soja, milho, trigo, mandioca, leites, suínos, frangos, peixes, supermercados, aviação agrícola, máquinas, implementos e insumos. 33 países recebem os produtos da cooperativa agroindustrial. Em 2023, ano em que a Cvale completou 60 anos de história, o faturamento chegou a quase 24 bilhões e meio de reais. 


Considerada a maior cooperativa da América Latina, nasceu na década de 70 em Campo Mourão, mas também tem atuação do Oeste e em outras regiões paranaense, além dos estados de abata catarina e Mato Grosso do Sul. Em 2023, o faturamento passou dos 30 bilhões de reais, a partir da forte atuação na produção de grãos e o industrialização de produtos. 


A Primato, nascida em Toledo, ainda é jovem: são 27 anos de atuação. Mas os números já são significativos. São quase 11 mil cooperados, e cerca de 1,4 bilhão de faturamento em 2023. Suínos, aves, peixes, bovino de leite e corte, milho, soja, trigo e ração animal fazem parte da produção que acontece em mais de 320 municípios entre o Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.


A Ocepar, que representa as cooperativas de todos as áreas no Paraná, projeta um crescimento ainda maior nos próximos anos, alavancado principalmente pelas cooperativas agroindustriais. 


A partir desses dados das cooperativas agroindustriais que atuam no Oeste, o Presidente da Lar projeta um crescimento sólido para as represetantes do segmento, com alguns desafios, mas muitas conquistas ainda pela frente. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Tempo em Londrina deve ser predominantemente ensolarado durante a semana

Cidade
Imagem de destaque

Movimento nas papelarias aumenta com proximidade do ano letivo em Londrina

Cidade

Homem é esfaqueado por moradora após tentativa de abuso sexual em Apucarana

Cidade

Tubarão vence o Galo Maringá por 2 a 0 no Estádio do Café e encaminha classificação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito morre em confronto com a Companhia de Choque na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Apucarana confirma grandes shows para o aniversário de 82 anos da cidade

Cidade
Londrina e região

Radares em Rolândia registram mais de 105 mil excessos de velocidade no primeiro mês

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.