O governador em exercício Darci Piana e presidente do Paraguai, Santiago Peña, estiveram em visita nesta quarta-feira a Ponte de Integração Brasil - Paraguai, que faz divisa com os municípios de Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Presidente Franco.
As obras viárias de acesso à estrutura que estão em andamento. Do lado brasileiro, está sendo construída a rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, de 14,7 quilômetros. No lado paraguaio, está em construção um corredor metropolitano até a fronteira.
As obras na Ponte da Integração Brasil–Paraguai já estão finalizadas. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e a Itaipu Binacional. A estrutura tem 760 metros de comprimento, 19 metros de largura, com duas torres de sustentação de 124 metros de altura. O vão livre da estrutura, de 470 metros, é o maior da América Latina. A obra foi conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, com recursos da Itaipu, no montante total de 238 milhões de reais.
O projeto completo, que inclui a Ponte da Integração e os acessos viários dos dois países, tem como objetivo desviar o trânsito pesado de caminhões para a nova ponte, desafogando parte do fluxo da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudade del Este.