Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Estado e prefeituras vizinhas mobilizam mais de 30 de máquinas para ajudar Rio Bonito do Iguaçu

09 nov 2025 às 15:58
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Ari Dias/AEN

O Governo do Estado do Paraná está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu, município atingido por um tornado com ventos de até 250 km/h na última sexta-feira (7).


Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.


"O Governo do Paraná está atuando de forma integrada, contando com o apoio dos municípios vizinhos, com rapidez e presença efetiva em Rio Bonito do Iguaçu. Neste momento, nosso foco é devolver as condições mínimas de infraestrutura para a cidade voltar a funcionar. Nenhuma família ficará sem apoio e vamos reconstruir Rio Bonito com união e solidariedade”, afirmou o secretário das Cidades, Guto Silva.


De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Shunig, o momento agora é de intensificar o trabalho de limpeza para preparar o município para as próximas etapas de reconstrução.

“Felizmente não temos mais registro de vítimas ou pessoas desaparecidas. Hoje o foco é começar a limpar a cidade, retirar os entulhos e, principalmente, fazer o levantamento dos danos e prejuízos para que possamos, da maneira mais breve possível, fazer chegar recursos financeiros a essas pessoas, aos comerciantes e permitir o retorno à normalidade”, afirmou o coronel.

Outras notícias

Carga alta mobiliza escolta e interrompe trânsito na BR-277 em Cascavel

Homem é preso em ônibus com 13,8 kg de maconha após denúncia de funcionário da rodoviária

Cinco passageiros são identificados com bolsas cheias de cigarros contrabandeados em ônibus


“Temos maquinários e caminhões em volume bastante substancial, mais de 30 equipamentos cedidos pelo município e por cidades vizinhas. A destinação dos materiais já foi definida: serão levados a um campo próximo para posterior destinação ambientalmente correta. A expectativa é que, entre dois e três dias, a cidade esteja limpa”, detalha.


O coronel destacou ainda que 15 municípios da região estão auxiliando na operação, que ocorre de forma integrada e solidária entre as forças estaduais, prefeituras e voluntários.


Entre os voluntários que atuam na cidade está Daniel Waczak, de 41 anos, motorista do setor de Saúde do município vizinho de Virmond, localizado a cerca de 40 quilômetros de Rio Bonito do Iguaçu. Assim que a notícia do tornado se espalhou, ele e outros colegas se mobilizaram para prestar auxílio imediato.


“A gente tem um grupo de motoristas da região e, logo que soubemos da situação, fomos acionados para ajudar. Viemos com equipe médica, enfermeiros, técnicos e motoristas. Desde sexta-feira estamos aqui, ajudando na limpeza e no transporte de materiais”, contou Daniel. “Hoje estamos com três caminhões, dois operadores e vários voluntários. Tem gente de Toledo, Cascavel, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma união muito bonita. A gente não sabe o dia de amanhã, então tem que se colocar no lugar do próximo", disse.


TRABALHO INTEGRADO – O trabalho de limpeza envolve servidores da prefeitura, equipes do DER-PR, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Copel, Sanepar e Secretaria de Estado da Saúde, além de voluntários da comunidade. No apoio emergencial, o Corpo de Bombeiros mantém 44 bombeiros militares, 23 viaturas, incluindo helicópteros em ação no município, realizando atendimentos e suporte logístico às equipes de resgate e assistência.


Durante a tarde deste domingo (9), a Defesa Civil inicia uma nova fase da operação, com as equipes divididas por setores da cidade. Os grupos vão percorrer as ruas e imóveis atingidos, deslocando os entulhos para o lado de fora das casas, para que os maquinários possam fazer a remoção. 


Além do apoio operacional, o Estado também trabalha na mobilização de recursos para assistência à população e reconstrução da infraestrutura. Entre as ações, está a autorização do governador Carlos Massa Ratinho Junior para a liberação de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública para apoiar a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura tem penúltimo plantão do Regulariza Londrina neste sábado

Cidade
Imagem de destaque

Prefeituras, Sanepar e Copel alinham soluções para problemas de abastecimento de água

Cidade

Câmara de Cascavel discute reajuste do IPTU com aumento na base de cálculo

Cidade

Governo do Paraná inaugura oficialmente nova unidade do Poupatempo em Cascavel

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.