A OAB Londrina lança, neste sábado, 17, por volta das 17h30, uma ação contundente de sua campanha institucional de enfrentamento à violência de gênero. Antes do início do jogo entre o Londrina Esporte Clube e o Galo Maringá, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense, advogadas da subseção entrarão em campo, carregando uma faixa com a mensagem: “No futebol e na vida: respeito é a regra. Não à violência contra as mulheres.”
A iniciativa integra o projeto Elas no Jogo , ação da OAB Paraná e OAB Londrina, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, Comissão de Direito Desportivo e Núcleo Jovem da subseção. O objetivo é ocupar um espaço majoritariamente masculino, o estádio, para chamar atenção para uma realidade dura que contrasta com a festa das arquibancadas: em dias de partidas de futebol, aumentam os casos de violência doméstica contra mulheres . E o pior, aumenta ainda mais uma estatística que já é extremamente preocupante em qualquer época do ano.
Violência cresce até 25% em dias de jogos
A preocupação da OAB Londrina se apoia em dados alarmantes. Um estudo do Instituto Avon e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que, em partidas dos principais times do Brasil entre 2015 e 2018, houve aumento de mais de 25% nos registros de lesão corporal contra mulheres durante as partidas.
O fenômeno não se restringe ao país. Pesquisas internacionais também demonstram aumento da violência de gênero associado a dias de jogos de futebol.
Cenário local também exige atenção
Outras estatísticas reforçam a importância de ações de conscientização do público masculino. Somente entre janeiro e outubro de 2025, segundo o Painel Violência Contra a Mulher, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ):
* 3.243 novos casos de violência doméstica deram entrada na Justiça em Londrina, totalizando 6.432 processos em tramitação;
* 3.723 medidas protetivas foram solicitadas, com 2.035 deferidas;
* O tempo médio entre o pedido e a primeira decisão judicial, em Londrina, foi de apenas três dias, um retrato da urgência e da gravidade das ocorrências.
* Neste ano, ainda em janeiro, foi registrado o primeiro feminicídio da cidade.
Para a OAB Londrina, esses números reforçam a importância de ocupar espaços simbólicos e atingir públicos que raramente recebem mensagens diretas sobre o problema.
Presença institucional em campo
Cinco advogadas representarão a diretoria da OAB Londrina e suas comissões temáticas ao entrarem em campo minutos antes do apito inicial. A ação tem caráter educativo, simbólico e de enfrentamento, posicionando a advocacia londrinense na defesa dos direitos humanos e na promoção do respeito às mulheres.
O projeto Elas no Jogo prevê ainda uma série de mobilizações públicas, materiais educativos e ações integradas com entidades esportivas e de segurança, ampliando o combate à violência em diferentes frentes. E vai acontecer em todos os jogos do Campeonato Paranaense, não somente em Londrina, mas vai se estender para todo o Paraná.
Em 2026, reduzir as tristes estatísticas de violência de gênero está entre as ações prioridades da OAB voltadas à sociedade.
OAB Londrina. Mais próxima, atuante e a serviço da advocacia e da sociedade.