A prefeitura de Londrina iniciou nesta segunda-feira (9) a avaliação de propostas para contratação de inspetores nas escolas municipais da cidade.
As avaliações serão por pregão eletrônico, uma modalidade licitatória utilizada pelo governo brasileiro para contratar bens e serviços.
O valor máximo do contrato é de R$ 12.201.649,68. A empresa deverá oferecer 242 inspetores para trabalhar nas unidades da rede municipal. Será um funcionário que fará o controle da entrada e saída dos alunos e ainda vai auxiliar a direção da escola em outros serviços.
“Esses inspetores devem ficar na portaria da escola, controlando o acesso. Seja o acesso do fornecedor que vem entregar um produto, seja o acesso de uma pessoa que vem procurar uma informação. Ele controla o acesso no portão da escola, especialmente nos momentos de entrada e saída, que hoje é o professor ou diretor que faz isso”, afirmou a secretária de educação, Maria Tereza de Moraes.
Antes de publicar o edital, a prefeitura teve que aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei que extinguia o cargo de agente de inspetoria, para poder terceirizar o serviço.
A contratação dos inspetores foi uma medida tomada depois do atentado que deixou dois adolescentes mortos em um Colégio Estadual de Cambé em junho deste ano, mas esta já era uma demanda antiga dos diretores das escolas. “É uma medida que a gente desenrolou agora, mas é uma reivindicação antiga dos nossos diretores que tivessem na porta da escola uma pessoa só para cuidar desse acesso”, frisou.