Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Prefeitura intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua com Operação Noite Fria

Ação amplia oferta de vagas, de maio até setembro, com 40 vagas continuadas e mais 20 intermitentes; acolhimentos emergenciais estão previstos para os dias 14, 15 e 16 de maio
14 mai 2025 às 20:15
Por: Assessoria de Imprensa

Reforçando os atendimentos para pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), anuncia o começo da Operação Noite Fria 2025. A iniciativa é uma importante ação de proteção social que consiste no atendimento e encaminhamento de pessoas desabrigadas para os acolhimentos institucionais, no período do ano em que as temperaturas começam a ficar mais baixas.


O objetivo é garantir acolhimento seguro e digno durante os meses mais frios do ano, possibilitando a ampliação temporária de vagas em serviços institucionais conveniados com o Município. Os encaminhamentos são realizados pela abordagem social da SMAS ou via Centro POP.


Para a secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, o serviço Noite Fria não é apenas uma ação emergencial, mas uma estratégia humanitária de cuidado e inclusão social. “A operação é um trabalho articulado com toda a rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Londrina com a proteção integral das pessoas em situação de rua, especialmente em momentos críticos”, afirmou.


O funcionamento das vagas de pernoite ocorre com entrada na instituição das 17h às 18h. Caso o usuário não chegue no horário indicado, perderá a vaga e deverá buscar atendimento no Centro POP ou junto à SEAS. O pernoite dá direito a banho, jantar, espaço para dormir com segurança durante a noite e café da manhã. A saída é às 8h da manhã (mais detalhes abaixo).


Realizada entre o final do outono e o início do inverno, a operação do Município permite que os acolhidos, adultos a partir dos 18 anos, ainda recebam suporte das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para poder retornar às suas famílias.

Outras notícias

Polícia Militar lança Operação Natal 2025 para reforçar segurança em Londrina e região

Festival do Torresmo traz o melhor da comida caipira, mineira e nordestina para Jacarezinho

Comércio de Londrina começa a funcionar em horário estendido nesta quinta-feira

Foto: N.Com


Noite Fria 2025 – Na edição deste ano, a Operação Noite Fria estará dividida em dois eixos de atuação. O primeiro é o Acolhimento Continuado, que ofertará 40 vagas fixas a partir de junho e até setembro de 2025. Nesse modelo, serão disponibilizadas, ininterruptamente, 40 vagas para pernoite, das quais 30 destinadas a homens e 10 para mulheres e pessoas LGBTQIA+. Os atendimentos serão diários, permanentemente, mesmo se as temperaturas não estiverem abaixo dos 14 graus.


O segundo pilar dos atendimentos será o Acolhimento Intermitente, de ampliação temporária das vagas em dias em que a temperatura atingir 14 graus ou menos, sendo possível a abertura emergencial de até 20 vagas adicionais – 15 para homens e 5 para mulheres.


Novas parcerias – A seleção e definição de novas parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para o início do Acolhimento Continuado, que iniciará em junho, estão sendo feitas pela Prefeitura até o final de maio de 2025.


A SMAS pediu autorização ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para realizar aditivos contratuais com OSCs que já atuam na rede de acolhimento. A medida permitiu, ainda durante maio, a ampliação emergencial das vagas de forma intermitente, conforme a disponibilidade.


Para implementar o Acolhimento Continuado na operação em 2025, foi aberto em abril deste ano o Chamamento Público nº 001/2025 para que as instituições interessadas enviem suas propostas de prestação de serviços de acolhimento institucional. O período de entrega terminou no dia 9 de maio, e os pedidos protocolados serão avaliados pela Comissão de Seleção em etapa competitiva que irá ocorrer nesta sexta-feira (16), com resultado preliminar previsto para ser divulgado no dia 19 de maio. Conforme a programação da SMAS, a homologação e publicação do resultado definitivo da seleção será divulgada em 28 de maio.


O período de execução da parceria será a partir da data de assinatura do Termo de Colaboração firmado. A vigência do acordo será de maio a setembro de 2025.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Civil apreende cocaína e prende suspeito de tráfico no bairro Santa Cruz

Cidade

APAE Cascavel realiza bazar com produtos de R$ 5 e R$ 10 nesta sexta-feira

Cidade

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Problema eletromecânico no Sistema Tibagi causa falta de água em Londrina e Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Grupo de caminhoneiros planeja paralisação amanhã; categoria nega apoio

Cidade
Londrina e região

Morte de policial: defesa aponta que outra pessoa dirigia carro envolvido em acidente

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.