Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Reconhecido escultor Dirceu Rosa celebra Cascavel com exposição inédita de 74 obras

Com obras presentes em mais de 300 cidades, muitas fora do país, o escultor vai preencher o hall de entrada do Teatro Sefrim filho com obras inéditas
25 nov 2025 às 14:08
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Prefeitura de Cascavel

O artista plástico e escultor Dirceu Rosa, um dos nomes mais emblemáticos da arte em Cascavel, abre no próxima quarta-feira (26), às 20h, no Teatro Municipal Sefrin Filho, uma exposição especial em comemoração aos 74 anos da cidade e aos seus próprios 57 anos de carreira. A mostra, que te o apoio da Secretaria de Cultura, reúne 74 obras inéditas, concebidas especialmente para a data, reafirmando a força criativa e a relevância histórica do artista no cenário cultural paranaense.



Dirceu Rosa é uma figura inseparável da identidade visual de Cascavel. Suas obras, reconhecidas pela expressividade das mãos e pela simbologia espiritual que atravessa toda sua produção, estão presentes em mais de 300 cidades brasileiras, incluindo templos religiosos que exibem algumas de suas esculturas sacras mais emblemáticas. Seus trabalhos também cruzaram fronteiras, alcançando outros países e consolidando um legado internacional.



Nascido em Apucarana, filho de agricultores, Dirceu encontrou na arte, primeiro na pintura, depois na escultura, um caminho de expressão que se tornaria sua marca. Desde os anos 1970, o artista trabalha com madeira, barro, concreto, fibra, alumínio e bronze, sempre privilegiando o toque manual e a força física, elementos que considera essenciais para dar vida às formas que imagina. Ao longo da trajetória, já produziu mais de 3 mil peças, incluindo obras monumentais que se tornaram cartões-postais de Cascavel, como a imagem de Nossa Senhora Aparecida em frente à Catedral, apoiada por duas mãos gigantes, e o icônico “Dedão”, no calçadão.


Jardim

Além de seu vasto acervo distribuído pelo país, Dirceu mantém em Cascavel um verdadeiro museu a céu aberto. No canteiro central da Avenida Brasil, em frente ao número 2545, estão expostas 12 esculturas permanentes, integradas ao ambiente urbano e pensadas para dialogar com o cotidiano da cidade. A chamada “Jardim das Esculturas” reforça o papel do artista como um dos pilares do turismo cultural local.

Outras notícias

Voluntários realizam entrega de presentes do Natal Solidário para 150 crianças

Casal é detido na Rodoviária de Cascavel com produtos contrabandeados do Paraguai

Foz do Iguaçu sedia feira estadual de talentos e ciência com 300 projetos de alunos

A casa-ateliê do artista, também em Cascavel, funciona como ponto turístico: muros, portas, janelas e móveis exibem entalhes de mãos, símbolo maior de sua obra, transformando o espaço em uma extensão viva de sua criatividade. O local é aberto à visitação e atrai moradores, estudantes e visitantes curiosos sobre seu processo criativo.



Dirceu Rosa vive a arte de maneira integral. Começa o dia cedo, dedicando-se à escultura com disciplina quase ritualística. Em obras de grande escala, como a imagem de Onze metros que está em produção, utiliza estruturas de isopor revestidas por fibra de vidro, combinando técnica, força e sensibilidade. Sua família participa ativamente desse universo: a esposa, Maria Emília, colabora com registros fotográficos; um dos filhos, Ivan, segue os passos do pai no mundo da escultura.



Com estilo singular, profundamente simbólico e conectado à espiritualidade, à natureza e à simplicidade da vida no Oeste do Paraná, Dirceu Rosa tornou-se um ícone cultural da região. A nova exposição reafirma sua importância e celebra uma trajetória que se confunde com a própria história de Cascavel. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Escola municipal de Cascavel enfrenta falta de água e situação afeta rotina

Cidade
Imagem de destaque

RF apreende 167 kg de maconha em duas ações na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu

Cidade

Operação "Filling the Gap" prende veterinário por tráfico de cetamina clandestina

Cidade

UEL figura entre as melhores universidades da América Latina de acordo com ranking

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.