Mais um passo importante foi dado rumo à concretização do Anel Viário de Cascavel. Um encontro nesta semana reuniu representantes da Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Prefeitura de Cascavel, DNIT e a vereadora Bia Alcântara para alinhar ações e fortalecer a articulação institucional do projeto. Na reunião, foi apresentado o vídeo institucional que fará a chamada oficial para a audiência técnica marcada para o dia 27 de agosto.
A audiência será uma etapa fundamental para o desenvolvimento do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVETEA), que será financiado pela Itaipu Parquetec. O estudo vai indicar o melhor traçado, avaliar impactos socioambientais e oferecer base técnica para decisões públicas sobre a obra, considerada estratégica para a mobilidade urbana e logística regional.
O Anel Viário é uma demanda antiga da cidade e dos motoristas que enfrentam diariamente o tráfego intenso da BR-277 no perímetro urbano de Cascavel. O projeto prevê a construção de dois novos contornos — o norte e o sul — que, somados ao contorno oeste já existente, formarão o Anel Viário completo, desafogando o trânsito e aumentando a segurança nas rodovias.
Pela proposta, o contorno norte ligará a BR-277, passando pela BR-369 até a BR-467. Já o contorno sul sairá da BR-277, próximo ao contorno oeste, passando por fora da cidade — atrás dos bairros Faculdade e Cascavel Velho — até retornar à BR-277, na saída para Curitiba.
Por conta da complexidade, o projeto será executado por etapas. A expectativa é de que ainda em 2025 seja contratada a empresa responsável pelo EVETEA, e que o estudo seja entregue até 2026, abrindo caminho para os próximos passos dessa importante obra de infraestrutura.