A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na tarde desta quarta-feira (8), lote contendo 700 mil tiras para medição da glicose sanguínea capilar, conhecidas também por tiras de HGT. A entrega, prevista para 23 de outubro, foi antecipada para reposição dos estoques das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com a chegada das 700 mil tiras hoje (8), equipes da Diretoria de Logística e Manutenção em Saúde iniciaram a conferência e distribuição para as UBSs, e a expectativa é que todas as 54 unidades do município estejam reabastecidas na quinta-feira (9).
As tiras de HGT estavam com baixo estoque devido a atraso na entrega do lote, originário da China, inicialmente prevista para segunda-feira (6). Segundo a fornecedora, o atraso ocorreu por imprevistos na logística marítima e descarregamento de contêineres. Um primeiro pregão aberto pelo município para compra das tiras havia fracassado, exigindo novo edital.
No intervalo, a distribuição das fitas de glicemia, usadas por pacientes com diabetes, priorizou grupos de risco, como crianças e gestantes, e o estoque foi limitado a atendimentos de urgência e emergência.
Segundo levantamento da SMS, são fornecidas mensalmente 135 mil tiras. Assim que o atraso foi comunicado, a equipe de logística da SMS se mobilizou junto aos fornecedores para suprir a demanda, explicou a secretária Vivian Feijó. “Estamos felizes em anunciar o restabelecimento do estoque de tiras de glicemia em nossas unidades. O estoque foi reposto hoje (8) e estará disponível amanhã em todas as UBSs. As tiras de glicemia são fundamentais para monitoramento da glicemia de pacientes diabéticos e estamos comprometidos com o fornecimento contínuo”, afirmou.
A aquisição é feita mensalmente via processo licitatório, na modalidade de Ata de Registro de Preços. Para as 700 mil tiras, a Prefeitura investiu R$ 210 mil.