A Polícia Civil do RJ deflagrou, nesta sexta-feira (6), uma operação contra um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas, que utilizava ambulâncias para o transporte de entorpecentes. Agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) cumpriram mandados de busca e apreensão em 33 endereços nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio das polícias civis desses estados.
O principal alvo da operação é o empresário Alex Evangelista Mendes Silva, do setor de saúde, que utilizava suas ambulâncias para transportar drogas. Em 2021, um de seus veículos foi interceptado na Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense, com meia tonelada de maconha destinada a comunidades da Zona Sul do Rio de Janeiro. As investigações apontam que, entre 2020 e 2021, Alex movimentou cerca de R$ 6,5 milhões, quantia incompatível com seu patrimônio declarado.
Além disso, as apurações revelaram um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas e indivíduos ligados ao empresário, com indícios de uso de laranjas para mascarar as transações ilícitas.
Em Foz do Iguaçu, a operação foi coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) do Paraná, com o suporte do Grupo Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) e da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR). Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em residências e empresas, resultando na apreensão de dois veículos, aparelhos celulares, dinheiro e outros elementos que auxiliarão a investigação conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.