Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

"Agosto Dourado", um mês dedicado à amamentação

01 ago 2019 às 09:50
Por: Redação Tarobá News

Aprovada oficialmente no calendário de eventos de Cascavel através da Lei Municipal nº 6.735 em 25 de julho de 2017, uma série de atividades foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde para incentivar a prática da amamentação no Município.

As ações foram elaboradas pelas 'Tutoras da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil' (EAAB) da Secretaria de Saúde, que apoiam esta causa e mostram a importância da amamentação.

Importância da amamentação

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde de 2018, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida no continente americano, e só 32% continuam amamentando até os 24 meses, que apontam baixos índices de aleitamento.

A alimentação saudável tem início com o aleitamento materno e a introdução alimentar infantil. Estes são fatores que impactam na prevenção e redução da obesidade adulto e infantil, desnutrição e mortalidade infantil, e mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Dados do Ministério da Saúde de 2011 indicam que a obesidade está associada a estas doenças, que já alcançaram um total de óbitos em 72% no Brasil. "É recomendado aleitamento materno de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê, e de forma complementar no período que ocorre a introdução alimentar, até os 2 anos de idade. O leite materno reduz mortes infantis, é nutricialmente completo, contendo também anticorpos que protegem o bebê de doenças aumentando a imunidade, sendo superior às fórmulas industrializadas de leites infantis que não possuem anticorpos", explicou o secretário de  Saúde, Thiago Stefanello.


Benefícios

O aleitamento promove grandes benefícios tanto para o bebê quanto à mãe. Para os bebês o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, uma vez que há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. Para as mães o ato de amamentar ajuda na perda de peso e acelera na recuperação após o parto, fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, diminui a hemorragia pós- parto e de desenvolver câncer de mama e de ovário.

"O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção, nutrição para a criança, além de ser mais econômica e prática. Amamentar vale a pena! Amamentar nem sempre é fácil. É necessário apoio da família, amigos, local de trabalho, comunidade e de profissionais de saúde para que a mulher e a criança tenham sucesso nesta prática. Todos nós podemos apoiar este processo, pois a amamentação é um esforço de equipe. Para permitir a amamentação, todos precisamos protegê-lo, promovê-lo e apoiá-lo", acrescentou a coordenadora de Programas de Políticas de Nutrição na APS (Atenção Primária de Saúde), Jeicylene Brustolim.


Programação:

No dia 6 de agosto será realizado o lançamento oficial da campanha, juntamente, com a capacitação de atualização sobre aleitamento materno e introdução alimentar infantil para médicos e enfermeiros das unidades de saúde e nutricionistas da rede, no auditório do Tribunal do Júri Unipar;

- Exposição Fotográfica, no Shopping JL, durante o mês de agosto;

- Realização de orientações sobre aleitamento materno e introdução alimentar em salas de esperas e reuniões de grupos que as unidades de saúde durante o mês dedicado a amamentação.

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

Homem nu em surto psicológico é resgatado após cair próximo à Catedral de Londrina

Cidade
Londrina e região

Justiça mantém júri popular para médico acusado de matar homem em acidente em Londrina

Paraná
Paraná

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.