A Secretaria de Saúde havia anunciado a criação de ambulatórios pós-covid em Cascavel nas unidades do do tio Zaca e Santo Inácio. Nesta quinta-feira (221), uma resolução foi homologada informando que as unidades não poderão ser usadas para essa finalidade.
O Conselho de Saúde questionou esse anúncio do secretário de saúde, e afirmou que não recebeu nenhum projeto. O presidente do conselho, Elton Müschen, explicou que essa implantação seria inviável, já que afogaria os atendimentos. Ele ainda explica que o uso das unidades é um desvio da finalidade. O conselho afirma que Cascavel tem vários locais que poderiam ser utilizados para a instalação do ambulatório, incluindo a antiga unidade do Los Angeles.
Nós conversamos com o secretário de saúde, Miroslau Bailak, que disse que infelizmente não há outras opções. Ele ainda destaca que os atendimentos pós- covid serão mantidos no PAID (Programa de Internação Domiciliar).
O secretário explicou que para mandar um projeto é preciso ter um local definido. "Sobre o posicionamento do Conselho, nós vamos acatar, mas não teremos ambulatório como haviamos idealizado", finaliza o secretário.
Já sobre a unidade dos Los Angeles, Miroslau afirmou que o local será utilizado para um centro materno infantil.