Dados do Programa Alfabetização Escolar mostram que a deficiência visual é responsável pela evasão escolar de 23% dos estudantes de ensino fundamental. Contra esse abandono, a rede de franquias Mercadão dos Óculos está promovendo o projeto Olhares do Bem, que será levado para a cidade de Londrina.
A ação, feita com apoio da Fundação Guarda Mirim, entidade sem fins lucrativos baseada na cidade, começou ainda em abril, com a triagem de mais de 100 crianças que passaram por testes de visão. As que demonstraram alguma dificuldade de leitura foram encaminhadas para uma consulta oftalmológica, que aconteceu no dia 13 de junho.
Na ocasião, mais de 40 crianças participaram da consulta com médico oftalmologista. E as que apresentaram alguma dioptria detectada irão receber os seus óculos completos.
No total, 27 crianças receberão armações de grau gratuitamente. A entrega está agendada para o dia 25/07, das 14h30 às 15h30, na Fundação Guarda Mirim, presente no endereço Rua Orestes Medeiros Pullin, nº 94.
Além disso, o Mercadão dos Óculos irá levar o Olhares do Bem para outros estados, através de uma parceria firmada com a Fundação Abrinq. O objetivo do projeto com a Fundação Abrinq é a doação de mil óculos completos para crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas nas instituições apoiadas pela fundação.
“Já trouxemos o projeto para a Favela Marte, na cidade de S. J. do Rio Preto (SP). E, em breve, também faremos novas triagens no Amapá e em São Gabriel/RS. Queremos cuidar da saúde visual das crianças para que elas tenham melhores qualidade de vida e consigam a se desenvolver na escola”, completa Ana Carolina Valêncio, gerente de marketing. .
Início do projeto
Em 2021, a rede de franquias promoveu a campanha “De Olho no Futuro”, em que uma porcentagem das vendas feitas no dia 9 de julho, o Dia Mundial da Saúde Visual, foi revertida em doação de óculos completos para crianças carentes. “Tivemos um aumento de 23% nas vendas, o que se converteu em mais de 200 óculos”, comenta Ana.
Nessa ocasião, as doações foram feitas em parceria com a Fundação Abrinq, em duas instituições de São Paulo. A partir daí, nasceu o projeto Olhares do Bem. De fevereiro até o final do ano, cada lente Eurolux 4K – de tecnologia avançada e produção própria – vendida nas unidades da rede, um par de óculos completos será revertido para doação. A estimativa é que, até o fim do ano mais de 3 mil óculos sejam doados.