Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Crianças e adolescentes podem se vacinar sem agendamento neste sábado; confira os locais

18 mar 2022 às 12:06
Por: Redação Tarobá News

Londrina terá uma grande ação para vacinação de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos contra a Covid-19, neste sábado (19), das 8 às 17h. A grande novidade é que a vacinação será por livre demanda, ou seja, para receber a dose não será necessário ter feito cadastro ou agendamento prévio no site da Prefeitura.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informou, durante coletiva de imprensa realizada hoje (16), que o objetivo da iniciativa é vacinar especialmente aqueles que não se imunizaram porque não possuem CPF, por não terem compreendido o processo da vacinação ou não terem acesso à internet. “Escolhemos estes locais de atendimento por serem de maior vulnerabilidade”, apontou o secretário.

Machado explicou que a Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento das crianças vacinadas e observou, no dia a dia, as dificuldades que podem ter afetado as que não foram imunizadas. “Com esta análise conseguimos estruturar esta ação e, após a sua realização, vamos fazer uma avaliação, sobre o resultado atingido e, caso seja necessário, a iniciativa poderá ser realizada em outros momentos”, contou.

Segundo o secretário, o mutirão de sábado deverá vacinar, pelo menos, 2 mil crianças e adolescentes. Para receber a dose, é necessário levar um documento de identificação da criança e do adolescente, que pode ser a certidão de nascimento, no caso de crianças, e o responsável deve apresentar um documento pessoal com foto, como o RG ou CNH. “Se a demanda for maior, teremos uma equipe em sobreaviso para que consigamos ampliar a capacidade de vacinação e atingir o nosso objetivo, que é proteger, de forma adequada, com a vacina, as nossas crianças”, frisou.

Na zona norte, nos bairros Aparecidinha e São Jorge, a Prefeitura vai disponibilizar um ônibus para fazer o transporte dos moradores até as unidades vacinadoras. “O transporte será disponibilizado durante todo o dia, das 8h às 17h. Estamos buscando todas as alternativas para facilitar e ampliar o acesso à vacinação”, destacou o secretário de Saúde.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Paralelamente à ação de vacinação nas localidades citadas, o Centro de Imunização da Zona Norte, localizado na Rua Luiz Brugin, 570, prosseguirá com a vacinação de crianças e adultos no sábado (21), normalmente, mediante agendamento prévio e impressão de QR Code no site da Prefeitura.

Balanço – De acordo com os dados da SMS, de 69.729 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos cadastrados no portal da Prefeitura de Londrina, 58.464 foram vacinados, o que aponta uma cobertura vacinal de 84%. “É uma cobertura relevante, mas ainda há uma parte deste público que sequer fez o cadastro e é justamente esta população que queremos contemplar nesta ação”, ressaltou Machado.

Além disso, os números apontam que há uma diferença com relação à cobertura vacinal deste público. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 38.089 fizeram o cadastro e 35.992 foram vacinados, restando vacinar, com a primeira dose, 2.097 jovens. Já nas crianças de 5 a 11 anos, o número de não vacinadas é maior, pois de 31.640 cadastradas, 22.472 foram vacinadas, ou seja, ainda é necessário vacinar 9.168 com a primeira dose.

Segunda dose – O intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina contra Covid-19 pediátrica, para o imunizante da Pfizer, é de 56 dias. Já quem receber a vacina Coronavac deve cumprir intervalo de 28 dias.


Endereços para vacinação de crianças e adolescentes neste sábado (19):

UBS do Panissa/Maracanã: Rua Ginástica Olímpica, 195

UBS do Padovani: Rua André Buck, 585

Escolas Municipal Maria Cândida Peixoto Salles: Rua Adelina Miola Lopes, 255, Santa Fé

Escola Municipal Teresa Canhadas Bertan: Rua dos Assistentes Sociais, 60, União da Vitória

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.