Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Dez UBSs de Foz atenderão pacientes com sintomas de Covid-19

15 mar 2021 às 11:31
Por: Redação Tarobá News

A partir desta segunda-feira, 15, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu farão o atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19. São elas: UBS Profilurb II e Unidade de Saúde 24h Padre Ítalo, no Porto Meira (Região Sul); UBS Vila Yolanda (Região Oeste); UBSs do Morumbi III, São Roque e Jardim São Paulo I (Região Leste); UBS São João (Região Nordeste), e UBSs Jardim Jupira, Cidade Nova e Vila C Velha (Região Norte).

Caso seja confirmado o quadro sintomático respiratório, com base nas respostas de um questionário de sintomas durante a triagem na porta da unidade, o paciente será encaminhado a um consultório exclusivo dentro da UBS para o atendimento médico. Após isso, o paciente será notificado para iniciar o isolamento e deverá realizar a testagem na (UPA) Unidade de Pronto Atendimento do Morumbi.

Em caso de teste positivo, o paciente será monitorado pelas equipes da unidade de saúde e receberá os medicamentos necessários para os sintomas apresentados, conforme avaliação médica. De acordo com a necessidade, a equipe médica também fará visita domiciliar para acompanhamento.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as unidades serão preparadas com um consultório próprio, equipes capacitadas e equipamentos de segurança para o atendimento. Os demais serviços oferecidos pelas UBSs seguirão normalmente.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini, o objetivo é descentralizar o atendimento que era realizado exclusivamente no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e desafogar o sistema de atendimentos. Segundo ela, o serviço que será feito corresponde ao fast track, método de acolhimento a pacientes sintomáticos aprovado pelo Ministério da Saúde.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

“Decidimos tornar as UBSs mais ativas no enfrentamento da Covid-19 apoiando toda a rede SUS atendendo e acompanhando o paciente desde o início dos seus sintomas”, afirma.

“Queremos reforçar a rede de assistência aos casos de Covid-19, com o objetivo de reduzir o número de casos graves da doença, porque o que se tem notado é que muitos pacientes já chegam à UPA ou ao hospital necessitando de intubação. Por isso, queremos estimular a procura dos pacientes logo no início dos sintomas e um acompanhamento mais freqüente”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.


Atendimento domiciliar

Desde janeiro, também com o objetivo de evitar o agravamento da doença e os internamentos, idosos e pessoas com doenças crônicas com Covid-19 são atendidos em casa por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde. O Programa de Atendimento Domiciliar Covid-19 tem equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e fisioterapeuta, que ofertam desde aplicação de medicamentos, exames e exercícios respiratórios.

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família com dois bebês morre em acidente entre carro e caminhão em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Bebês vítimas de acidente fatal eram gêmeos e tinham entre 4 e 5 meses de idade

Cidade
Londrina e região

Florestópolis decreta luto oficial e cancela queima de fogos após tragédia com família na PR-170

Cidade
Cascavel e região

Morre aos 70 anos, Antoninho Trento Filho, ex-vereador e empresário de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Família de criança atropelada precisa se mudar para Londrina e pede ajuda com custos

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.