Neste sábado (5), a Prefeitura de Londrina promove um mutirão de vacinas contra a Covid-19, voltado à população infantil, em quatro distritos rurais: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guaravera, Paiquerê e Irerê, e na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha, em Lerrovile. Moradores de Guairacá também serão imunizados no distrito Paiquerê.
A iniciativa visa contemplar 328 crianças do público-alvo, que abrange crianças acima de 5 anos com deficiências permanentes ou comorbidades, e as crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades.
Realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuantes na área urbana do município, a ação terá início às 8h30, na escola em Lerroville, onde a estimativa é que 120 doses sejam aplicadas pelos profissionais. Em seguida, a equipe irá ao distrito de Paiquerê, com início da vacinação às 11h30 e previsão de atender 102 crianças, incluindo as que residem no distrito de Guairacá.
No período da tarde, a partir das 14h30, serão atendidas as crianças de Irerê e, na sequência, Guaravera, totalizando mais 106 doses aplicadas nas duas unidades. Para ajudar a animar o mutirão, as equipes vacinadoras estarão acompanhadas de personagens infantis como o Zé Gotinha e super heróis.
Os atendimentos estão sendo previamente agendados pelos agentes comunitários de Saúde (ACSs) das UBSs, que têm entrado em contato com as famílias das crianças. Além disso, os pais e responsáveis também têm procurado as unidades para fazer o agendamento. Até a manhã da última quinta-feira (3), 237 agendamentos já haviam sido efetuados, sendo a maioria no distrito de Lerroville (120), seguido por Paiquerê e Guairacá (55), Guaravera (34) e Irerê (28).
Vacinação do público geral – Cinco unidades urbanas estarão abertas no sábado (5), das 7h às 19h, realizando a vacinação contra a Covid-19 do público em geral. Além do CCI Norte, também atenderão as UBSs Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Jardim do Sol. No domingo (6), estarão em funcionamento o CCI Norte e a UBS Ouro Branco, ambos das 7h às 19h.
Para poder receber a vacina, é preciso que os cidadãos tenham feito seu cadastro e agendamento, previamente, por meio deste link. Além disso, é necessário comparecer ao ato de vacinação munido do comprovante do agendamento (QR Code), carteirinha de vacinação (para as segundas e terceiras doses), documento de identificação com foto e comprovante de residência.