Termina nesta sexta-feira (24), o agendamento eletrônico para vacinação contra a gripe, que irá ocorrer no sábado (25). Nessa segunda etapa da campanha nacional, as doses contra influenza estão disponíveis para doentes crônicos e pacientes com condições clínicas especiais. No total, 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficam abertas, das 8 às 13 horas, aos agendados. O agendamento deve ser feito pelo link disponível no Portal da Prefeitura.
Além dos doentes crônicos, idosos que não tenham sido vacinados durante a primeira fase da campanha, e profissionais da área da saúde também podem tomar a dose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que é preciso contatar, por telefone, a UBS mais próxima de sua residência, e agendar a vacinação domiciliar de acamados ou idosos com mais de 80 anos.
Para o cadastro e agendamento da vacinação de sábado (25), é preciso informar CPF e nome completo do usuário, idade e telefone de contato (com DDD). É preciso deve selecionar em qual UBS deseja receber a dose, sendo que, das 16 oferecidas desde segunda, apenas quatro ainda possuem horários disponíveis.
Além dos pacientes crônicos, a campanha de vacinação também inclui, nesta segunda etapa, os profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Para as categorias profissionais, a SMS está programando, diretamente com as empresas e entidades de classe, a realização da vacina no ambiente de trabalho.
Números – Desde que começou foram aplicadas mais de 17 mil doses em profissionais da saúde, e mais de 69 mil na população com 60 anos ou mais. A vacina trivalente contra influenza é fornecida pelo Ministério da Saúde, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).