O governador Ratinho Junior (PSD) esteve nesta quinta-feira (23) no Hospital Universitário (HU) de Londrina e reforçou a importância das medidas de isolamento social com objetivo de conter o avanço do coronavírus no Estado. Ainda afirmou que o sistema de saúde do Paraná está preparado para a pandemia da Covid-19.
"A importância do HU de Londrina. Estamos aqui colocando um dos maiores hospitais do Brasil com a ampliação dos leitos de UTI, chegando a 133, são 90 a mais daquilo que tinha. Isso tudo tem um investimento do Governo do Estado, claro que vai ficar assim que essa pandemia acabar"
A unidade londrinense recebeu um repasse no valor de R$ 21 milhões para a ampliação dos leitos de UTI, sendo 56 adultos e 16 pediátricos. Ainda serão ampliados 142 de enfermaria e R$ 3 milhões serão destinados para equipamentos. Segundo Ratinho, o Governo do Estado já estava se preparando para enfrentar a dengue no final do ano passado, o que facilitou o enfrentamento do coronavírus. São mais de 500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado, além de 3 mil que já estavam prontos, sendo aproximadamente 800 pediátricas.
Volta de atividades
O governador ainda falou sobre a flexibilização para retomada de atividades de alguns seguimentos que continuam em quarentena no Estado. Na área da Educação, ressaltou que os professores em grupo de risco serão preservados e falou sobre a Educação a Distância (Ead) que está sendo colocada em prática neste momento.
"Igrejas, academias, shoppings centers, temos uma equipe da Secretaria de Saúde que está criando protocolos para abertura desses nichos de trabalho, temos que evitar aglomeração. Se abre uma academia em um espaço com 30 ou 40 pessoas, que estão fazendo exercício físico, ofegantes, aparelhos, isso tudo tem que ser estudado. Nos próximos dias teremos uma normativa para balizar a abertura"