Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Laboratório do HU está entre os que mais realizaram testes da Covid-19 no PR

23 fev 2022 às 11:21
Por: Redação Tarobá News

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Universitário (HU/UEL) é o segundo laboratório público do Paraná que mais realizou testes para a Covid-19, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, em março de 2020. Ao todo foram realizados 156.706 testes, considerando pacientes confirmados, segundo o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Os dados foram divulgados no Informe Epidemiológico da Covid-19 do Governo do Paraná, na última segunda-feira (21). Considerando instituições públicas e particulares, o LAC ficou na quinta posição em todo o estado.

O LAC foi pioneiro na realização de testes do novo Coronavírus no interior, reconhecido como unidade integrante do sistema GAL, em maio de 2020, capacitado para realizar os testes RT-PCR (Reverse Transcriptase Poluymerase Chain Reaction), considerado o “Padrão Ouro” no diagnóstico do Coronavírus. Em março de 2020, no início da pandemia, a UEL foi uma das instituições que solicitou a descentralização dos exames, com o objetivo de agilizar o diagnóstico da doença visando a administração de leitos hospitalares. A partir desta autorização a Universidade formalizou convênio com a Prefeitura de Londrina para aquisição dos reagentes necessários para os exames.

Segundo o chefe da divisão de Análises Clínicas do HU, professor José Wander Breganó, os exames PCR são realizados pelo Setor de Diagnóstico Molecular do LAC, aproveitando a expertise da unidade, que há mais de 15 anos realiza testes de carga viral de AIDS,  hepatites e citomegalovírus. Ele explica que antes da descentralização, os resultados demoravam de quatro a sete dias. Hoje as amostras que chegam ao laboratório até as 11 horas têm os resultados liberados no dia, geralmente até as 20 horas.

“Isso permite a administração de leitos nas unidades e a diminuição do absenteísmo de servidores da área da saúde”, complementa o professor. Segundo ele, os testes de PCR são realizados por professores plantonistas dos setores de Diagnóstico Molecular e Imunologia. De acordo com Wander, inicialmente o Lacen trabalhou com capacidade técnica de 200 amostras/dia. Ele informa que o pico de exames chegou a 400 amostras/dia, em janeiro passado, quando o país voltou a assistir a explosão de casos da doença, em virtude da nova variante ômicron. Para se ter uma dimensão do volume, no ano passado foram realizados mais de 1,85 milhão de exames, considerando todas as especialidades.

O professor observa ainda que, com a realização dos testes de PCR no LAC nos últimos dois anos, não houve a interrupção na doação de órgãos humanos em Londrina. Os exames foram feitos em possíveis doadores de córnea e de múltiplos órgãos, mantendo o fluxo de doações na Central de Órgãos que atende a região norte do estado.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

No ano passado o LAC recebeu o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais emitido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), ferramenta de controle de qualidade que afere o desempenho analítico para os processos de acreditações laboratoriais. Segundo a SBPC, o ensaio de proficiência serve para demonstrar a confiabilidade dos resultados analíticos, além de identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

(Assessoria do HU/UEL)

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Cidade
Londrina e região

Motorista baleado morre após colisão e capotamento na PR-545 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.