A reportagem da Tarobá recebeu, nesta segunda-feira (14), denúncias de que estariam faltando testes de coronavírus no município e por isso pacientes estariam aguardando a confirmação ou não casos sem realizar os testes.
A Secretaria de Saúde foi procurada e respondeu que faltam teste no Laboratório Central de Cascavel, mas que isso não significa que pacientes não estejam sendo testados, uma vez que os Laboratório Central do Estado (Lacen) e laboratórios privados atendem a demanda. Na nota foi informado ainda que uma licitação está em aberta para compra de mais unidades de testes.
Confira à nota na íntegra:
"A SESAU esclarece mais uma vez, que em nenhum momento faltou ou faltam testes para diagnóstico da Covid-19. O Município possui suporte do Lacen, do Laboratório Municipal e de Laboratórios Privados credenciados ao Cisop. Os testes são realizados em momento adequado, conforme protocolos do Ministério da Saúde. Em alguns casos, existe a dificuldade de contato com os pacientes que não atendem o telefone, ou passam o número errado. A ausência de testes RT PCR no laboratório municipal não significa ausência de testes, uma vez que o Lacen e Laboratórios privados em Cascavel atendem toda demanda necessária. O Laboratório Municipal adquiriu 3 mil testes por meio de dispensa de licitação, os quais já terminaram. Uma nova licitação já aconteceu, a homologação já ocorreu e os kits devem chegar a Cascavel na semana que vem".