“Testar, testar, testar. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde, OMS, para rentar frear o avanço da pandemia do coronavírus. Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (18), o Secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, afirmou que o município, nas próximas semanas deve ampliar a capacidade de testagem. Atualmente, a cidade realiza o dobro de testes per capita, para cada indivíduo, que o Paraná. “São 14 testes para cada 100 mil habitantes em Londrina, quando o estado realiza 7 para cada 100 mil. Mas, queremos aumentar e muito com os convênios e parceria que vamos firmar”, apontou.
Entre as ações, será assinado um convenio com o Hospital Universitário onde a prefeitura vai comprar reagentes usados para mais de 4 mil testes para diagnóstico de coronavírus. Além disso, Machado apontou que o município já comprou 2 mil testes rápidos e deve receber outros 2 mil do Ministério da Saúde. Uma parceria também deve dar mais celeridade às testagens.
“Até semana que vem vamos finalizar uma parceria com um laboratório privado pra que a gente possa ter, à nossa disposição, algo me torno de 150 testes por semana. Isso vai se somar a cota que nós temos no Lacen, no Laboratório Central do Estado, de 300 testes por semana. Ou seja, nós vamos ampliar e muito capacidade de testagem que é um indicador de extrema importância nesse processo da pandemia do coronavírus”. “É isso que vai nos nortear em relações às ações que nós devemos tomar de acordo com a circulação viral que for encontrada”, finaliza.