Londrina já iniciou, nesta quarta-feira (22), a aplicação da terceira dose de vacinação para idosos com mais de 70 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses, ou seja, até o dia 25 de março. Ao longo do dia, seis pessoas deste público tiveram o horário agendado no Centro de Imunização da Zona Norte.
A aplicação da dose extra neste dia só foi possível por conta da desistência de pessoas agendadas para primeira e segunda aplicação do imunizante. Paulo Carlos Silva, de 84 anos, foi o primeiro idoso a receber a terceira dose.
Neste primeiro momento, aproximadamente 6 mil pessoas destes grupos (idosos com mais de 70 e pessoas imunossuprimidas) vão receber a dose de reforço da Pfizer. Segundo o secretário de Saúde Felippe Machado, até esta tarde aproximadamente 2 mil pessoas realizaram o agendamento.
O Centro de Imunização estará aberto neste final de semana, exclusivamente para atender este público, das 7h às 19h, tanto no sábado (25) quanto no domingo (26). Para atender a demanda, foram abertas cerca de 4 mil vagas para estes dois dias e assim que estas vagas forem preenchidas, a SMS vai abrir mais vagas para os dias seguintes. A expectativa é que até a próxima terça-feira (28) estes grupos estejam completamente imunizados com a dose de reforço.
Acamados e ILPIs – A Prefeitura de Londrina também vai fazer a aplicação da terceira dose nos idosos com mais de 70 anos que se cadastraram como acamados e nos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com previsão início neste sábado (25). Aproximadamente 500 idosos destas instituições serão vacinados nesta etapa. “Vamos destacar uma equipe volante, da Prefeitura, para estar indo até estes locais, a fim de proteger os idosos”, contou Machado.
O secretário também informou que existem situações de pessoas que tomaram a vacina pelo critério de idade e, depois disso, passaram o grupo de imunossuprimidos. “Neste caso, a pessoa vai ter que fazer a comprovação, por meio laudo médico, entregando os documentos para avaliação na sede Secretaria de Saúde, que fica na Avenida Theodoro Victorelli, 103”, explicou o secretário.
Dúvidas sobre o agendamento/cadastro podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], pelas redes sociais da Secretaria de Saúde, como o Instagram (@saudelondrinaoficial) e o Facebook (clique aqui). Ao entrar em contato é necessário informar o CPF e descrever a situação. Também é possível telefonar para o número (43) 3372-9825, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.