O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (17), a campanha nacional de multivacinação com o objetivo de aumentar os índices de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com a atualização da caderneta de vacinação deste público.
O Ministério também agendou para 26 de agosto o Dia D de divulgação e mobilização nacional para multivacinação. Neste dia, as unidades básicas de saúde (UBS) de todo o país funcionam para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) vacinarem o público, em massa.
Em Londrina, não será necessário fazer o agendamento prévio, mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda está estudando os detalhes do evento. "Mais uma vez nós vamos tentar aumentar a cobertura vacinal, e agora focado na multivacinação das crianças de até 15 anos. Estamos analisando com a equipe técnica qual vai ser a estrutura que nós vamos disponibilizar para esta ação", informou o secretário de saúde, Felippe Machado.
Para incentivar e apoiar as ações de multivacinação, foram repassados mais de R$ 151 milhões. A pasta indica que outras ações também estão sendo realizadas para retomada das altas coberturas vacinais, como a busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas e quando ocorrer qualquer contato com um serviço de saúde, intensificação da vacinação em áreas indígenas e nos locais onde as taxas de imunização estão mais baixas, entre outras iniciativas.