A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), realizou neste sábado (30), 22 procedimentos cirúrgicos no 1º Mutirão de Cirurgia Infantil no Hospital Zona Sul de Londrina (HZSL).
A ação beneficiou crianças de 4 a 11 anos, que estão cadastradas no Sistema Estadual de Regulação (Care) nos municípios de Londrina, Cambé, Centenário do Sul, Jataizinho, Rolândia e Tamarana.
Para tornar o momento mais agradável e humanizado, o mutirão conta com a colaboração do grupo "Viver em Riso" e da Liga Acadêmica de Medicina Amigos do Riso (LAMAR) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Londrina.
"Essa ação envolve uma união de esforços em prol de um bem em comum: a saúde das crianças. O Hospital Zona Sul tem se tornado referência em atendimento na região, e esse cenário se consolida ainda mais com esse ato tão benéfico para a sociedade", avaliou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.
O HZSL atende a média complexidade e é parte integrante de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pós-covid-19 e cirurgias eletivas. O hospital oferece atendimento em diversas especialidades, incluindo clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.