Um nova reunião, nesta quinta-feira (14), pode decidir se as academias de Londrina vão poder reabrir as portas e retomar as atividades. O encontro entre os membros do Coesp, Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, prefeito Marcelo Belinati e secretário de Saúde, Felippe Machado, deve acontecer no final da tarde por vídeoconferência. Essa será a segunda vez que os profissionais de educação física e donos de academias pedem que o Centro avalie o caderno com medidas de segurança para reabertura dos estabelecimentos.
O Coesp tem a função de sugerir medidas e tomar decisões relacionadas ao novo coronavírus em Londrina. Segundo o presidente da Fundação de Esportes, Sandro Henrique Moreira, as diretrizes para reabertura já fora debatidas com o secretário de Saúde e com a Câmara de Vereadores. "São varias diretrizes como uso do álcool gel, o distanciamento, o uso da máscara, a higienização dos equipamentos e como devem ficar as outras modalidades que não exigem necessariamente de equipamentos", aponta.
"Quando as pessoas pensam em academias, elas pensam em uma pessoa malhada e em uma academia fechada, mas é preciso mudar esse pré-conceito e ver que também estamos falando em saúde. As atividades físicas são fundamentais. Muitos alunos com doenças crônicas têm sido prejudicados pela falta de acompanhamento de profissionais da área", destaca.
Assista a entrevista.