O fim da pandemia parece estar se aproximando com a chegada da vacina que protege contra o Novo Coronavírus (Covid-19). Isso porque, o município de Toledo recebe na manhã deste domingo (24), novas doses do imunizante.
Exatamente às 23h14, do último sábado (23), um avião da Azul Linhas Aéreas pousou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais com mais 86.500 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca e que no Brasil está sob a responsabilidade Fiocruz.
O imunizante será dividido e catalogado nas próximas horas e ainda neste domingo já deverá estar em posse das 22 regionais de saúde do Estado. A distribuição tem início a partir das 06h30, com aviões e caminhões saindo do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.
Estima-se que na primeira etapa realizada durante a última semana, o Paraná já tenha vacinado mais de 57 mil pessoas.
Chegada em Toledo
De acordo com o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, a nova remessa do imunizante deverá chegar em Toledo por volta das 11h00. As doses vem em um avião que irá pousar no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto estará presente no ato de entrega. Ele também participará das entregas em Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Francisco Beltrão e Apucarana.
A vacina seguirá para a sede da 20ª Regional de Saúde de Toledo, onde será dividida e ainda no domingo será entregue para os 18 municípios de sua área de abrangência. Ainda não foram divulgadas quantas doses serão destinadas a cada regional de saúde. Na primeira etapa, a 20ª Regional de Toledo recebeu 5.360 doses, sendo que 1.500 foram destinadas ao município de Toledo.
Na primeira fase realizada em Toledo entre a última quarta-feira 20, e a sexta-feira, 22, 1.500 pessoas foram imunizadas. Foram vacinados, os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais e demais profissionais da área de saúde que atuam no Pronto Atendimento Municipal (PAM), Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 e aqueles que trabalham em locais destinados ao atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios. Também nessa primeira etapa foram imunizados 140 trabalhadores e internos de lares e casas para idosos.
A Prefeitura de Toledo ainda não divulgou como será o processo de vacinação para esta segunda etapa. As doses continuarão sendo ministradas nos profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid-19.
Fonte: Toledo News