O Hospital Universitário vai abrir oito novos leitos de unidade de terapia intensiva exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. A previsão é de que os novos leitos estejam disponíveis no sistema até a próxima quinta-feira (17), este período é necessário para a chegada dos equipamentos disponibilizados pela Secretaria, além de uma organização interna de funcionários para atender a demanda.
A necessidade da abertura dos leitos de UTI se deve principalmente em razão do aumento de pacientes graves com a doença. Semana passada, o hospital chegou a ter 100% de ocupação na unidade de terapia intensiva exclusiva para pacientes.
O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, esteve ao vivo no Programa Primeira Hora desta segunda-feira (14), e falou sobre a situação do município em relação ao coronavírus. Segundo ele, aumentar o número de leitos disponíveis não resolve a pandemia, Cascavel precisa principalmente da conscientização da população e uma reflexão das atitudes individuais.
Ainda conforme Stefalello, todas as vacinas ainda estão em fase de teste, por isso é essencial manter os cuidados, como uso da máscara, álcool em gel e distanciamento social. O ideal é que a pessoa que apresentar os sintomas, se isole e procure atendimento precoce.