Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Outubro Rosa: projeto de extensão da Unioeste leva mulheres para realizar mamografia no Huop

29 out 2020 às 17:05
Por: Redação Tarobá News

Mulheres que já foram vítimas de violência, foram convidadas a participarem da última ação da Campanha Outubro Rosa no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), nessa quinta-feira (29). A programação contou com palestra sobre câncer de mama e saúde da mulher, além da realização do exame de mamografia. A atividade faz parte do projeto de extensão “Fortalecendo Vidas, ressignificando os direitos das mulheres”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Delegacia da Mulher.

O objetivo dessa ação, de acordo com a Delegada da Mulher, Bárbara Raquel Valeski Strapasson, é empoderar as mulheres com o conhecimento sobre a saúde feminina. “Quando abordamos sobre violência em contrapartida falamos também sobre o empoderamento da mulher. Conhecer sobre a saúde, sobre as eventuais doenças e formas de prevenção, são formas de empoderamento. Precisamos ressaltar que combater a violência contra a mulher é possível através do diálogo e parcerias entre a polícia, universidade, hospital, e um trabalho de toda a sociedade”, ressalta.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, também destacou a importância de parcerias com a universidade, assim como a abordagem do tema saúde da mulher durante o Outubro Rosa. “Vivenciei um diagnóstico de câncer de mama na família, e precisamos ressaltar a importância do diagnóstico precoce. A Unioeste está de portas abertas para fazer ainda mais para a sociedade, e atender aqueles que mais precisam. Parcerias como essa são importantes para cumprirmos e divulgamos o nosso papel de extensão”, enfatiza.

O diretor geral do Huop ressaltou ainda que o hospital está de portas abertas para ações com a comunidade externa. “Através desses projetos de extensão abrimos nosso atendimento para toda a comunidade externa, e para quem mais precisa. O diálogo e parcerias como essa são importantes para que possamos mostrar o trabalho realizado pelo hospital”, comenta.

A programação dessa quinta-feira (29) iniciou com a palestra, ministrada pela enfermeira Nagmara Engel, que destacou a importância da prevenção. “É o melhor caminho para evitar todas as doenças, e por isso, essas informações são extremamente importantes para todas”, diz. Logo depois, as mulheres foram encaminhadas para realizar a mamografia. O resultado será disponibilizado dentro do período de cinco dias, e se houver alguma alteração, a equipe ainda pode solicitar novos exames para complementar o diagnóstico, como ultrassom ou ressonância, que também são feitos no Huop.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?


PARTICIPANTES

Além de representantes da Delegacia da Mulher, estiveram presentes no evento representantes do Conselho Municipal da Mulher; do Abrigo de Mulheres de Cascavel; da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal;, além do vice-reitor da Unioeste, Gilmar Mello; diretora de Enfermagem do Huop, Sara Treccossi; e diretor administrativo do Huop, Rodrigo Barcella.

O projeto de extensão “Fortalecendo Vidas, ressignificando os direitos das mulheres”, coordenado pela professora Janete Ritter, contará ainda com outras atividades, que serão realizadas pela universidade em parceria com a Delegacia da Mulher.

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Notícias
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

IPTU de Londrina tem reajuste de 4,5% e novas datas de vencimento neste ano

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Cidade
Cascavel e região

Homem morre ao ser decapitado no bairro Universitário em Cascavel

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.